Nelson Justus Destaca Avanços do Legislativo Em Encontro da União dos Vereadores do Paraná

01/06/2007 15h41 | por ALEP
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), discursou na manhã de quinta-feira (31 de maio) durante o XXII Encontro Estadual da Uvepar – União dos Vereadores do Paraná, no Clube Concórdia, em Curitiba. Atualmente, a entidade é presidida pelo vereador Bento Batista da Silva (PTB), de Juranda. Na condição de presidente da Assembléia e um dos 54 deputados e deputadas que representam os paranaenses de todas as regiões, credos, classes e opiniões, Nelson Justus anunciou o processo de abertura e modernização da Casa. “Ainda em 2006, aprovamos uma emenda à Constituição do Paraná, da qual tenho a honra de ser o autor, que instituiu o voto aberto em plenário para todas as deliberações”, disse Justus, observando que a essa medida de transparência outras se somaram: “Iniciamos o processo de revisão e modernização do Regimento Interno, estamos conferindo mais força às comissões permanentes da Casa e estamos tratando da instalação do painel eletrônico no plenário, instrumento que auxiliará no ordenamento e na transparência das sessões”. O deputado anunciou também que ainda este ano será instalada a Escola do Legislativo, um investimento de grande importância, segundo Justus, na qualidade do corpo funcional da Assembléia, mas que no futuro se abrirá também à sociedade, inclusive às Câmaras de Vereadores de todo o Paraná. “Por fim, já no princípio do segundo semestre colocaremos no ar a TV Assembléia, um canal direto de comunicação e interação entre o legislativo estadual e toda a sociedade paranaense”, destacou Justus.Parlamento – Ainda em seu discurso no encontro da Uvepar, Nelson Justus reiterou que o Parlamento é a Casa do Povo, mas é também a Casa das Minorias, da Democracia e da Liberdade. “O Legislativo é um espaço diferenciado para o exercício do poder político em cada uma de suas dimensões, seja ele político, humano ou legal”, afirmou o deputado, para em seguida lembrar que o vereador é a base de sustentação da pirâmide política e que os mesmos detêm grande responsabilidade. “Os vereadores são desaguadouro natural de toda sorte de pressões e demandas da população. Eles são os olhos da sociedade na fiscalização dos investimentos públicos municipais e são eles os responsáveis pela produção das leis que orientam e regulam grande parte da vida em comunidade”, enalteceu Justus.Uvepar- Fundada em junho de 1989, a Uvepar tem como objetivo defender as prerrogativas do vereador e a valorização do legislativo municipal, além de estimular o espírito associativo dos vereadores, e desses, com as demais entidades políticas, sociais, culturais, de categoria e representação popular. Nesta edição do encontro, os vereadores também debateram questões técnicas que dizem respeito ao cotidiano das Câmaras Municipais além de temas que são o centro da agenda política do país: a fidelidade partidária e a participação da sociedade na elaboração das leis. “Esses são tópicos obrigatórios da reforma política que esperamos ver aprovada no Congresso Nacional”, afirmou Justus, destacando que deste grande diálogo, “nascerá um consenso que, por sua vez, vai orientar o debate em cada município do Paraná”.BOX: Vereadores participarão da Frente Parlamentar da Reforma Tributária e Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Durante o encontro da Uvepar, Reni Pereira (PSB), deputado estadual e presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma Tributária e Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa do Paraná, convidou o presidente da entidade e os demais vereadores paranaenses a participarem dos trabalhos. A Frente está sendo composta na Assembléia Legislativa para acompanhar o trâmite das propostas de alteração, principalmente no tocante a questões que envolvam a competência legislativa dos poderes estaduais e municipais, na autonomia federativa em relação a seus impostos. Dessa forma, o parlamentar pediu a indicação de 20 vereadores, representantes das micro regiões estabelecidas no Paraná, para compor a Frente Parlamentar que irá debater e auxiliar na formulação de leis, bem como na sua posterior aplicação em todos os municípios paranaenses.