Nepotismo Também Será Discutido No Paraná

13/05/2005 16h19 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 13/05/05Jornalista: Flávia PrazeresNEPOTISMO TAMBÉM SERÁ DISCUTIDO NO PARANÁ A proposta contra o nepotismo que tem sido discutida na Câmara Federal, também será tema na Assembléia Legislativa do Paraná. O deputado Tadeu Veneri apresentou um projeto de emenda à Constituição Estadual (PEC), que proíbe a contratação de parentes para ocupar cargos públicos.A questão também é debatida em outros estados brasileiros, tais como Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Paraná a iniciativa de Veneri já conta com o apoio de 28 deputados. A PEC estabelece mudanças no texto da Constituição Estadual. De acordo com o projeto é proibida a nomeação para cargos em comissão no Legislativo, do cônjuge ou parente consangüíneo, por afinidade e civil, em linha reta ou colateral até o terceiro grau. A matéria estende a proibição ao Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Poder Executivo e Judiciário. Segundo o autor a iniciativa pretende combater o nepotismo e combater aos desvios na administração pública. “A cada dia se avolumam as denúncias de nomeações de parentes para ocupar cargos públicos, erradicar o nepotismo do meio é um bem ao interesse público na administração do Estado”, defendeu Veneri. No cenário nacional, o assunto começou a ser questionado quando houve repercussão na mídia da defesa do presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti em relação à prática do nepotismo. Entretanto Severino resolveu apoiar a PEC, com a condição que fosse estendida aos outros Poderes: Executivo e Judiciário. “O principio da moralidade não é respeitado quando se nomeia alguém da família para ocupar um cargo público, o que apenas significa um fortalecimento do orçamento familiar e do próprio patrimônio”, conclui o deputado.