Nivaldo Krüger e Júlio Ando lançam livros na Assembleia

Júlio Ando e Nivaldo Krüger

Júlio Ando e Nivaldo KrügerCréditos: Nani Gois/Alep

Júlio Ando e Nivaldo Krüger
Dois livros – um sobre a história da ocupação espanhola do território paranaense e outro com orientações sobre a campanha política municipal – foram lançados nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa, logo no início da sessão plenária. O primeiro deles, “A Primeira República das Américas”, de autoria do ex-prefeito de Guarapuava e ex-deputado Nivaldo Krüger, é resultado de muitos anos de pesquisa e apresenta detalhes da Primeira República das Américas fundada pelos jesuítas às margens do Rio Ivaí, entre 1610 e 1640, quando os religiosos da Companhia de Jesus foram expulsos pelos bandeirantes.
“O autor faz um minucioso estudo histórico, demonstrando a ocupação espanhola do território hoje paranaense, naquele período. Realmente uma obra que vale a pena ler e conservar”, afirma o deputado Caíto Quintana, líder da bancada do PMDB e propositor do evento. “A Primeira República das Américas” constitui, assim, um rico inventário, com mais de 300 páginas de textos e mapas.
Segundo Nivaldo Krüger, a publicação é um livro geopolítico que mostra como nasceram e se extinguiram cinco grandes utopias, entre elas a primeira República Teocrática Guarani. A obra deve ganhar uma versão em espanhol com a aprovação do projeto através da Lei Rouanet, pelo Ministério da Cultura. Krüger, 83 anos, foi vereador e prefeito de Guarapuava, deputado estadual e senador, e é autor de outras três publicações: “Sudoeste do Paraná – Historia de Bravura, Trabalho e Fé”; “Palmas, Paisagem e Memória”; e “Guarapuava, Seu território, sua gente, seus caminhos, sua história”.
Campanha – O outro livro lançado no Legislativo, conforme proposição do deputado Teruo Kato (PMDB), é “Dicas de Campanha Municipal: Vereador e Prefeito”, de autoria do empresário Júlio Hideo Ando, ex-deputado estadual e ex-vereador de Curitiba. A obra aborda temas que vão desde noções básicas sobre quociente eleitoral até a montagem da equipe de campanha, passando por discursos e legislação eleitoral.
O autor afirma ter sentido “uma enorme carência na literatura nacional sobre o tema. Existe farta publicação sobre marketing político, mas poucos se voltaram para a constituição de um manual dirigido às pessoas que pretendem iniciar uma carreira política e necessitam de todo tipo de orientação, sobretudo em relação à condução de uma campanha eleitoral”. Num dos capítulos do livro Ando afirma: “Não se iluda com ficção eleitoral. A única voz da verdade, numa eleição, é a voz das urnas. É o referencial para avaliar sua capacidade de liderança e persuasão e que servirá como cacife político para futuras empreitadas”.