No primeiro dia do mutirão Concilia Paraná, cerca de 80 pessoas são atendidas na Assembleia

28/04/2022 16h41 | por Cláudia Ribeiro
Podcast No primeiro dia do mutirão Concilia Paraná, 80 pessoas são atendidas na Assembleia Legislativa.

No primeiro dia do mutirão Concilia Paraná, 80 pessoas são atendidas na Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

No primeiro dia do mutirão Concilia Paraná, 80 pessoas são atendidas na Assembleia Legislativa.

Vida nova para Jessé e a ex-mulher. Há dois anos eles tentavam se divorciar, sem sucesso. A chance veio com a realização do mutirão “Concilia Paraná”, da Defensoria Pública, em parceria com a Assembleia Legislativa, que acontece nesta quinta e sexta, 28 e 29 de abril.

(Sonora)

Antes das 9 horas da manhã, início do mutirão, pessoas que, como Jessé, recebem até três salários mínimos por mês e não conseguem ter acesso a um advogado, já faziam fila no espaço próximo ao Plenarinho, onde foi montada uma estrutura com nove postos de atendimento para conciliações simultâneas e dois de cadastramento. No fim do primeiro dia,  cerca de 80  pessoas procuraram o serviço, entre atendimentos e orientações.    O mutirão nesses moldes, nunca havia sido realizado pela Defensoria e o coordenador de Projetos Especiais e responsável pelo posto dentro da Assembleia, Matheus Cavalcanti Munhoz, espera que todas as pendências sejam resolvidas antes de chegarem à justiça, afinal, essa é a finalidade do mutirão.

(Sonora)

Assim como o caso de Jessé, a maioria dos atendimentos, que, dentro de um mutirão são mais ágeis e, principalmente, gratuitos, no primeiro dia foi relacionada a divórcio, e também a pensão alimentícia e guarda de filhos. Mas teve outro tipo de caso também, como o da dona de casa, Joana Martins dos Santos. Ela buscou ajuda para formalizar a tutela do irmão, que estava sob os cuidados da mãe, que faleceu.

(Sonora)

A parceria que inaugurou o posto da Defensoria Pública no espaço da Assembleia, começou em novembro do ano passado. De lá pra cá, já foram feitos mais de 1500 atendimentos. Como mais da metade da demanda sempre foi na área de direito de família, o Concilia Paraná é voltado para esses casos. Na opinião do presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano (PSD), ela fortalece as duas instituições e, em especial, os beneficiados.

 (Sonora)

Para o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a parceria foi das mais acertadas.

(Sonora)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação