Nova edição do Geração Atitude chega às escolas do Paraná a partir do mês de maio Expectativa é de que o projeto que estimula formação cidadã supere o recorde de participação registrado em 2018, quando foram inscritos quase 500 projetos de lei.

13/03/2019 16h34 | por Kharina Guimarães
Cronograma para 2019 foi definido em reunião realizada nesta quarta-feira (13).

Cronograma para 2019 foi definido em reunião realizada nesta quarta-feira (13).Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Cronograma para 2019 foi definido em reunião realizada nesta quarta-feira (13).

Alunos e professores da rede pública de educação com boas ideias para o Paraná já podem se preparar. A partir do mês de maio a 5ª edição do Geração Atitude chega às escolas da rede estadual de ensino em todo o estado. Os detalhes do cronograma para 2019 e as novidades que serão apresentadas aos participantes foram definidas em reunião realizada nesta quarta-feira (13).

O programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Políticas para Juventude estimula a formação cidadã dos jovens.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o objetivo do programa é fazer com que os jovens compreendam todo o processo democrático vivenciado a experiência de propor novas ideias para o estado. “Nós queremos é aproximar os nossos jovens do Poder Legislativo e de todas as instituições do estado do Paraná. Esse projeto propicia o despertar do interesse pela vida política do estado. Eles têm a oportunidade de escrever projetos de interesse do estado. No final, esses projetos serão selecionados e o melhor pode ser aproveitado como projeto de lei e, quem sabe, se transformar em lei no futuro”.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Alep, é preciso cada vez mais abrir as portas da Assembleia para a participação da sociedade. Uma integração que fortalece o Legislativo. “Nós, que acreditamos na democracia, temos que trabalhar justamente para fortalecer a instituição: o parlamento. O parlamento é a casa do povo, onde as pessoas de fato vêm com as suas demandas, sejam de fazer leis ou trazer demandas em busca de políticas públicas. Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população. Nós temos que fortalecer projetos como o Geração Atitude e na minha gestão como 1º secretário vou trabalhar para fortalecer essas boas iniciativas e ampliá-las. A Assembleia tem que fazer cada vez mais a interação com a comunidade”.

Novidades O Guia do Cidadão, material de apoio para alunos e professores debaterem os temas, será renovado para esta edição, ampliando ainda mais a oferta de conteúdo. Vídeos e novos materiais didáticos também serão utilizados para despertar nos jovens o interesse pela política. A expectativa para 2019 é bater novos recordes. “Esse ano nós estamos muito animados porque viemos de 2018 com quase 500 projetos de lei apresentados na Caravana da Cidadania e isso nos dá uma energia renovada para fazer um trabalho excepcional. Nós acreditamos que todas essas inciativas vão frutificar para que mais jovens se interessem pela política, mais jovens se interessem por fazer a mudança que o Paraná precisa nos seus municípios”, ressaltou o promotor de justiça, Eduardo Cambi, coordenador do Geração Atitude no Ministério Público.

O programa Durante o Geração Atitude, temas como cidadania, democracia, política, eleições e voto consciente entram em debate durante as aulas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprender como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público. Na sequência, representantes de todas as instituições participantes promovem um bate papo com os jovens para tirar dúvidas e aprofundar ainda mais os conhecimentos. Depois, estudantes, sob a orientação dos professores, podem elaborar propostas de projeto de lei para disputarem uma das vagas da Caravana da Cidadania. Nesta fase, os autores e orientadores dos melhores projetos ganham uma viagem para Curitiba para conhecer a sede dos poderes, defender suas propostas e participar da cerimônia de anúncio dos vencedores. “A participação dos jovens em qualquer âmbito público é muito reduzida. Então, nós temos essa missão de ampliar essa participação para que os jovens tenham mais voz ativa dentro do Parlamento e do Poder Executivo também”, destacou Luiz Guilherme Feltrin Gluck, coordenador de Políticas para Juventude.

 

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação