Nova edição do Workshop Smartphone Conecta+ ocorre nesta quarta-feira (25) Promovida pela Assembleia Legislativa e Celepar, inscrições estão abertas para a iniciativa que ensina a idosos utilizar o celular.

24/10/2023 10h16 | por Thiago Alonso
Após os bons resultados da primeira edição, duas novas turmas poderão participar do Workshop.

Após os bons resultados da primeira edição, duas novas turmas poderão participar do Workshop.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Após os bons resultados da primeira edição, duas novas turmas poderão participar do Workshop.

Créditos: Arte: Celepar

A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta quarta-feira (25) a segunda edição do Workshop Smartphone Conecta+, que ensina a idosos utilizar as funcionalidades de smartphones, incluindo configurações básicas e aplicativos úteis para facilitar o cotidiano. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita pelos telefones (41) 99131-5494 ou (41) 98836-9138. As matrículas vão até quarta-feira (24), às 17 horas. A realização é do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar. A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD).

O curso, que ocorre no Plenário da Assembleia, será realizado em dois horários. A primeira turma realiza as atividades das 9 às 12 horas. Já a segunda, das 14 às 17 horas.  De acordo com a organização, os participantes deverão levar o aparelho celular carregado. Além disso, eles receberão uma caneta touch screen para facilitar a seleção de ícones na tela, assim como já aconteceu nas turmas anteriores. Ministrado por colaboradores da Celepar, o curso oriente sobre funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação e mobilidade urbana.

Além disso, as atividades têm foco no uso de plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço, que permite a pesquisa do menor valor de um produto em estabelecimentos de uma região, o aplicativo 190, para acionar a Polícia Militar, e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado.

Após os bons resultados da primeira edição, duas novas turmas poderão participar do Workshop. "Ficamos felizes com a adesão nas duas edições iniciais. Isso comprova como os idosos tem sede de aprender, conhecer coisas novas e se sentirem inclusos ao mundo digital. Pensando nisso, a Assembleia e a Celepar estão promovendo uma nova edição deste curso tão importante”, disse a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, Rose Traiano.

“É nosso papel enquanto governo garantir a inclusão digital do idoso”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Capacitar pessoas para o acesso a plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações”, complementou.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013.

Serviço:

Whorkshop Smartphone Conecta+ 

Data: 25/10/2023

Horário: 09:00

Local: Plenário (DEPUTADO WALDEMAR DAROS)

Horário em duas etapas:

TURMA 1 - 9h às 12h

TURMA 2 - 14h às 17h

Inscrição pelo Telefone: 41 - 99131-5494
*As incrições vão até 24/10, às 17h.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação