Nova Mesa Executiva da Assembleia toma posse

01/02/2017 18h03 | por Claudia Ribeiro
(Descrição do áudio))

Como definiu o presidente Ademar Traiano (PSDB), a quarta-feira (1º) foi um dia festivo na Assembleia Legislativa do Paraná. Plenário e galerias ficaram lotados durante a sessão especial em que a nova Mesa Executiva da Casa tomou posse para a 18ª legislatura.   Reeleito para mais dois anos, Traiano deu posse aos novos integrantes e em seguida discursou.  Começou pelo difícil e longo período de incertezas que vive o país, das crises,  econômica, que gera desemprego e reduz a renda, elevando o custo de vida da população; crise da administração pública, onde estados e municípios estão falidos; crise política, que adia a aprovação de reformas urgentes para salvar o país, que coloca interesses pessoais à frente dos coletivos e a crise moral, que surpreende a população com notícias de corrupção de agentes públicos.  E propôs condições para minimizar os impactos, principalmente da crise econômica sobre o Paraná, com  coragem para enfrentar as situações adversas.  Como exemplo, citou a aprovação das medidas de ajuste fiscal  na Assembleia que ajudaram o estado   a estar na situação financeira equilibrada diante de muitos outros. Para Traiano, ainda será preciso trabalhar muito para enfrentar os desafios que ainda estão por vir.

Agradeceu aos servidores da Casa, ao legado de ex-presidentes  e aos deputados, pela dedicação, seriedade e trabalho nesses dois anos. Tanto os da base do Governo como aos da oposição.

(Sobe som)

Ele também ressaltou a importância da relação institucional entre a Assembleia e os demais Poderes, onde a autonomia de Executivo, Legislativo e Judiciário é respeitada.   E agradeceu cada representante das instituições, além de Ministério Público e Tribunal e Contas.

E se comoveu ao falar de outras parcerias: as familiares.

(Sobe som)

Falou ainda sobre a modernização da Assembleia, que a tornou  mais ágil, mais econômica e mais transparente e reafirmou que continua na busca por mais avanços na eficiência.

(Sonora)

A  Mesa Executiva que tomou posse nesta quarta  teve algumas mudanças: a nova composição ficou assim:

Presidente: deputado Ademar Traiano (PSDB)

1º Vice-presidente: deputado Guto Silva (PSD)

2º Vice-presidente: deputado André Bueno (PSDB)

3º Vice-presidente: deputado Gilberto Ribeiro (PRB)

1º Secretário: deputado Plauto Miró Guimarães (DEM)

2º Secretário: deputado Jonas Guimarães (PSB)

3º Secretário: deputado Wilmar Reichembach (PSC)

4º Secretário: deputado José Carlos Schiavinatto (PP)

5º Secretário: deputado Adelino Ribeiro (PSL)

O novo primeiro vice-presidente Guto Silva, destacou que se sente honrado, ainda no primeiro mandato como deputado, assumir uma função tão importante para o funcionamento do Poder Legislativo.

(Sonora)

Jonas Guimarães, que deixou a função de primeiro vice-presidente para assumir a segunda secretaria disse que  a função será mais administrativa que política, mas que vai exercê-la da melhor forma possível e se comprometeu a corresponder as expectativas dos parlamentares.

(Sonora)

O primeiro secretário,  Plauto Miró Guimaraes, acredita que a nova Mesa continua cumprindo o papel de valorização dos servidores e de  dar transparência às ações da Casa.

(Sonora)

A primeira sessão acontece na próxima segunda-feira (6) a partir de 14h30. Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.