Nova Revista do Legislativo já está disponível para consulta

30/08/2019 16h58 | por Vanderson Luiz
Edição online da Revista do Legislativo 2019 já está disponível para consulta.

Edição online da Revista do Legislativo 2019 já está disponível para consulta.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Edição online da Revista do Legislativo 2019 já está disponível para consulta.

“A Revista do Legislativo Paranaense é uma ponte edificada para ligar a Assembleia do Paraná a Academia. Fico feliz em constatar que a revista comprova nosso comprometimento com a produção e disseminação do conhecimento, além de ampliar o diálogo e a parceria com a comunidade acadêmica”. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB) ao lançar, nesta sexta-feira (30), a publicação do terceiro número da versão eletrônica da Revista do Legislativo Paranaense, que traz uma série de artigos científicos que abordam as eleições no Paraná e que são ricos em detalhes e que merecem ser analisados.

“A revista traz algumas novidades em relação às anteriores. A partir desta edição já contamos com um novo e conceituado Conselho Editorial e esse número foi inteiramente operacionalizado no sistema Open Journal System (OJS), o que permitiu a submissão on-line dos artigos e garantiram o procedimento de avaliação cega pelos pares. Isso aprimora a qualidade dos trabalhos publicados e consolida o compromisso da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná com a disseminação do conhecimento científico”, avaliou a coordenadora pedagógica da Escola e editora-chefe da Revista, Roberta Picussa.

Com base nos novos critérios, um dos artigos selecionados pela Revista é de autoria de Luiz Fernando Zelinski e Maria Cecília Eduardo e aborda o efeito das novas regras do financiamento eleitoral de campanhas nas eleições de 2018 nas candidaturas de homens e mulheres para o cargo de deputado estadual no Estado do Paraná, com ênfase à composição das receitas de financiamento eleitoral de cada sexo.

Na sequência, uma análise nas eleições municipais de Curitiba, com foco no financiamento das candidaturas a vereador, desenvolvido por Vitor Pimenta Gomes de Souza e Helio Rubens Godoy Lechinewski. Outro trabalho, desenvolvido por Breno Pacheco Leandro e Gabriel Marcondes de Moura aborda o impacto da eleição do PSL na renovação da Alep para a 19ª Legislatura.

Mais novidades – Outro destaque da edição 2019 da Revista do Legislativo Paranaense, segundo a coordenadora administrativa da Escola do Legislativo, Francis Fontoura, é a inauguração do Caderno das Escolas do Legislativo. “É um espaço que disponibilizamos para que as Escolas dos Legislativos das Assembleias, Câmaras e Tribunais de Contas de todo o país possam compartilhar suas experiências”.

O artigo que marca a estreia da seção descreve o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de diferentes cidades do estado de São Paulo, depois da participação de atividades de educação política, desenvolvidas pela Escola da Câmara Municipal de Itapevi.

Por fim, um artigo muito especial, publicado na seção Autor Convidado e que vale a leitura. “Temos a satisfação de contar com o professor doutor Rodrigo Kanayama, referência nacional no tema Orçamento Público, que auxiliado pelo professor doutor Fabrício Tomio, exímio conhecedor do processo legislativo, e pelo professor doutor Eduardo Miranda, também especialista em ambos os temas, produziram o artigo Alocação de recursos no processo legislativo orçamentário no Estado do Paraná. Uma pesquisa muito interessante e rica em detalhes”, recomendou a coordenadora pedagógica, Roberta Picussa.

“A Assembleia Legislativa do Paraná estabeleceu uma série de metas desde 2015. Entre elas, abrir nossas portas à população e construir pontes em direção a todos os setores da sociedade. A nossa Escola do Legislativo, comandada por um grupo de jovens e talentosos servidores, tem se mostrado um instrumento especialmente eficaz para nos ajudar a vencer esses desafios que nos impusemos”, concluiu o presidente Ademar Traiano.

A Revista do Legislativo Paranaense pode ser acessada no link http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo/issue/view/5

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação