Nova Tebas ganha título de capital dos muladeiros

18/10/2022 16h10 | por Assessoria parlamentar
Deputado Alexandre Curi (PSD).

Deputado Alexandre Curi (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Alexandre Curi (PSD).

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa concede o título de Capital Estadual dos Muladeiros ao município de Nova Tebas. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD) e está relacionada à própria história do município, de nove mil habitantes, que foi desbravado em cima de burros e mula, o que se pode comprovar através de objetos antigos que mostram que os antepassados da região se utilizavam das mulas para o desenvolvimento pecuário e rural do município.

O projeto foi aprovado em duas votações e aguarda a votação em redação final para ser enviado à sanção do Poder Executivo.

O município de Nova Tebas conta com diversas comitivas de muladeiros, podendo afirmar que possui as maiores comitivas de muladeiros do estado, amantes dos animais muares, traias em alpaca e outros utensílios do meio. As comitivas são formadas desde tropeiros mirins, jovens e idosos, um inclusive com 94 anos, pecuarista, agricultor, criador de muares e pioneiro novatebense.

Tradição

“Desde 2015, todos os anos os muladeiros realizam uma romaria com destino a Lunardeli, Santuário de Santa Rita de Cássia, com todas as comitivas do município, que em algumas edições já se chegou a ter um número superior a 120 muladeiros, andando cerca de 95 quilômetros em três dias, mantendo as tradições dos antepassados. Não há registro que tenha uma romaria formada apenas com animais muares no estado do Paraná, nos tempos de hoje”, explica o deputado ao justificar a iniciativa.

As comitivas de muladeiros estão sempre em evidência nas cavalgadas municipais e encontros de muladeiros na região central e região norte do Paraná, sempre se destacando pelo grande número de muladeiros e muares.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação