Novo presidente da Faciap defende parcerias para incentivar o desenvolvimento do Paraná

20/02/2015 17h39 | por Nádia Fontana
Presidente eleito da FACIAP, Guido Bresolin Junior

Presidente eleito da FACIAP, Guido Bresolin JuniorCréditos: Guilherme Artigas

Presidente eleito da FACIAP, Guido Bresolin Junior
As ações defendidas pela Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná (Faciap) para incentivar o desenvolvimento estadual serão apresentadas pelo empresário cascavelense Guido Bresolin Junior na sessão plenária da Assembleia Legislativa do próximo dia 2 de março. Bresolin, que assumirá a presidência da Faciap na mesma data, afirma que a intenção da instituição, que representa 70% do PIB paranaense, é estreitar o relacionamento com os deputados e outros parceiros estaduais e regionais a favor do Paraná.

O novo presidente lembra que neste momento tanto na Assembleia quanto na Federação novas propostas começam a ser debatidas sobre temas que fazem parte da pauta de pleitos do segmento empresarial. A Faciap integra o G7, grupo que reúne as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense, e tem participado das discussões com a sociedade organizada e poderes públicos que buscam estratégias para a retomada do crescimento econômico.
De acordo com Bresolin, um dos principais objetivos da nova gestão é a construção de valores comuns. A criação de comitês estratégicos relacionados a áreas como tributação, infraestrutura, entre outros, está entre as ações a serem seguidas. O pronunciamento do novo presidente da Faciap ocorrerá no horário do Grande Expediente da sessão plenária, que inicia às 14h30, conforme proposição do deputado Elio Rusch, líder do DEM.
História - Fundada em 1959, a Faciap representa hoje 290 associações comerciais e um universo de cerca de 60 mil empresas em todo o estado. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses.
A Faciap faz parte da maior ONG brasileira focada no desenvolvimento comunitário, composta por uma Confederação Brasileira de Associações Comerciais e Empresariais, 27 Federações Estaduais e 2.038 ACEs em 2.100 municípios brasileiros. Conta com aproximadamente 200 mil empresas associadas e dois milhões de colaboradores.
A formatação do Conselho de Administração, composto por presidentes das principais Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) do Estado e pelos presidentes das 12 Coordenadorias Regionais, foi estruturada para ratificar a capilaridade da Federação, que responde por 295 municípios do Paraná.. O empresário Rainer Zielasko, antecessor de Bresolin, segue na presidência do Conselho Superior da Faciap.