((Descrição do áudio))
Os universitários dos cursos de Direito terão mais uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos em Direito Constitucional e no processo legislativo. O projeto “Universitários na CCJ” abre as portas da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná para que os futuros operadores do direito possam acompanhar mais de perto a primeira análise da legalidade e da constitucionalidade dos projetos apresentados pelos deputados estaduais.
Além de assistir aos debates e a votação dos projetos, os universitários participam de uma breve explanação sobre o processo legislativo. Segundo o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, o projeto complementa as iniciativas já adotadas pela Mesa Executiva para aproximar o cidadão do parlamento.
Sonora
A primeira turma a participar do projeto foi formada por 13 acadêmicos da Unicuritiba e esteve presente na reunião da CCJ desta terça-feira (19) e na sessão plenária. O acadêmico do 5º período, Walter Boza, se surpreendeu com a dinâmica da reunião.
Sonora
Para Lívia Andrade Gaio, acadêmica do 4º período, todo o conhecimento adquirido durante a experiência é somado aos ensinamentos de sala de aula, já que parte do processo legislativo era, até então, desconhecido dos estudantes.
Sonora
Segundo o professor de Direito Eleitoral, Roosevelt Arraes, o projeto oportuniza aos estudantes o conhecimento sobre o principal instrumento de trabalho de um profissional de direito, a legislação.
Sonora
Para Dalton José Borba, professor de Direito Constitucional, os alunos viram na prática o respeito à Constituição.
Sonora
Os universitários interessados em participar do projeto devem fazer a inscrição no site da Escola do Legislativo, que é o www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo. As reuniões da CCJ acontecem às terças-feiras, às 13h30, no Auditório Legislativo.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.