Já está na Assembleia Legislativa o novo projeto de reajuste dos servidores da Educação do Estado. Ele veio na forma de substitutivo geral ao projeto anterior. O Governo acatou a proposta elaborada pelos parlamentares da base e da oposição, que, comandados pelo presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano e pelo Líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli, apresentada na quarta-feira passad, depois de muita negociação com os representantes dos servidores.
O projeto prevê para outubro deste ano um reajuste de 3,45% e institui o dia 1º de janeiro de 2016 como data para a antecipação da revisão geral anual da categoria. Nesta data, a previsão é de um reajuste de 8,5%, inflação prevista pelo Governo Federal calculada pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo. E para o reajuste de 1º de janeiro de 2017 será aplicado o mesmo índice mais 1% de adicional de data base.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano já tinha dito que aguardava o projeto ainda esta semana e que esperava que houvesse bom senso dos servidores para pôr fim à greve, que já dura mais de 40 dias.
Sonora)
O deputado Luiz Cláudio Romanelli, declarou que aguarda o fim da greve para que o projeto de reajuste salarial comece a tramitar na Casa. Uma nova assembleia foi marcada pelos grevistas para a manhã desta terça-feira. Eles vão decidir de aceitam a proposta ou continuam parados.
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.