Número de Procuradorias da Mulher no Paraná aumenta para 127 Tamarana, Paiçandu, Ventania e Santa Maria do Oeste são as novas cidades do Paraná, que agora contam oficialmente com o órgão.

26/09/2023 11h51 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD) é procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

As Procuradorias Especiais da Mulher, no mês de setembro, alcançaram o número de 127 órgãos em todo o Estado do Paraná. Só nesse ano de 2023, 14 novas Procuradorias foram instaladas oficialmente nas Câmaras de Vereadores. A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná surgiu em julho de 2019 e é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, com a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero.

A Procuradora Especial da Mulher da Casa, a deputada Cloara Pinheiro (PSD), reforça a importância do papel das Procuradorias para todas as mulheres. “Nós somos um órgão que atua na defesa dos direitos adquiridos das paranaenses, aprimorando políticas públicas já existentes e articulamos para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino”, enfatiza Cloara.

Tamarana, Paiçandu, Ventania e Santa Maria do Oeste são as novas cidades do Paraná, que agora contam oficialmente com a Procuradoria Especial da Mulher. Dessa forma, as ações estarão cada vez mais perto da comunidade para que o acolhimento seja feito da melhor maneira possível para a mulher que precisa de atendimento.

Ações

A Procuradoria está aberta também para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto de qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados.

Dentre as ações mais recentes, a Procuradora Cloara Pinheiro viajou até Brasília para participar do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, com representes de todo o País. Também participou de reuniões no Ministério das Mulheres, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Observatório Nacional da Mulher na Política, ONU Mulheres e na Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

“Essa integração é essencial para o nosso trabalho dentro das Procuradorias. A realidade de cada mulher precisa ser vista de perto e, muitas vezes, apenas o município consegue entender exatamente o que ela está passando. Por isso, a troca entre os legislativos melhora ainda mais o atendimento ofertado à vítima”, reforçou Cloara.

Atendimentos

Em 2023, até agosto, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, fez 243 atendimentos entre vítimas assistidas e mentorias, que são as orientações dadas para as procuradoras municipais e servidoras.

“A Procuradoria da Mulher é um órgão que defende o direito das mulheres, todos os direitos, seja na política, no hospital, no trabalho, na escola, em todos os lugares. Nosso trabalho, antes de tudo, acolhe quem a procura dando todo o suporte necessário para as mulheres”, ressalta a procuradora.