Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

O Parlamento, os parlamentares e as mídias sociais

Podcast
O professor Rafael Cardoso Sampaio,  da UFPR, um dos palestrantes do Seminário promovido na manhã desta quinta-feira (5) no Plenarinho da Assembleia, falou sobre o tema  “Democracia Digital no Legislativo”.   Apresentou  números de como os brasileiros são conectados e um conjunto de ferramentas e estratégias de como aproximar o legislativo da população, por meio do parlamento aberto on line. Segundo Rafael, 42% dos brasileiros usam a internet  atualmente.    Mas, mostrou,  por gráficos que , apesar de  76% dos órgãos públicos, em nível estadual,  terem  perfis em redes sociais, apenas 27% destas instituições têm interatividade com quem acessa. E por isso, na opinião dele, é que poucas pessoas procurem esse tipo de página para se manifestar, comentar, compartilhar.

 Em se tratando de mídias sociais, e mais especificamente, o Facebook, somos os terceiros do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Índia. E não apenas para saber fatos do cotidiano, não. Para se ter uma ideia dessa conectividade, nas eleições passadas,  foram mais de seiscentas milhões de interações no Facebook. É um caminho sem volta.

  O problema é que os governos não estão sabendo utilizar esse tipo de ferramenta  a seu favor.   Ele mostrou que os caminhos para despertar o interesse são muitos. E deu exemplos: os mais importantes são formatar as páginas com versões para celulares e a  criação de aplicativos  para fortalecer esse “relacionamento virtual”.

   Um Parlamento on line não é só estar conectado. Vai muito além :  Existem diferentes níveis de participação política: consultas on line,  fóruns on line. Ou seja, participação. E vale lembrar que é pelas redes sociais que têm surgido os movimentos de rua.

 Rafael  diz ainda, com um público tão exigente, que só vê o que quer, é preciso que os governantes  promovam essa interação adotando meios que atraiam esse público. Enquetes, sugestões, opiniões...

(Sonora)

E a palestra do professor Rafael foi muito elogiada pelo público: estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado de diversas universidades, mais os servidores da Assembleia e convidados da área jurídica.  O estudante do segundo ano de Administração da UTFPR, Leonardo Gomes Teixeira, gostou muito do que ouviu e destacou a importãncia das mídias sociais na transparência das instituições públicas.

(Sonora)

Maria Cecília Eduardo, que faz mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná, diz que o mais interessante do seminário foi justamente a interação entre Assembleia e Universidade.

(Sonora)  

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação