Obras de infraestrutura estão entre as principais demandas de Arapongas Documentos elaborados pelo Poder Público e sociedade civil organizada fazem parte das ações da Assembleia Itinerante

01/02/2024 11h13 | por Thiago Alonso
A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD).

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD).

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Arapongas na noite desta quarta-feira (31) para receber reivindicações da região. Os parlamentares deixam o município do Norte do Estado trazendo ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, entidades de classe, associações e membros da sociedade civil organizada.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSD). A iniciativa já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos.

Participaram do evento os deputados Pedro Paulo Bazana (PSD), Tiago Amaral (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Denian Couto (União), Arilson Chiorato (PT), Cobra Repórter (PSD), Tercílio Turini (PSD), Delegado Jacovós (PL), Requião Filho (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Do Carmo (União) e Márcia Huçulak (PSD). Também estiveram presentes o secretário da Justiça e da Cidadania, Santin Roveda, o deputado federal Pedro Lupion (PP), o ex-governador Orlando Pessuti, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson José de Vasconcelos, o presidente da câmara municipal de Arapongas, vereador Márcio Nickening, e o diretor da Movelpar Home Show 2024, Adilson Rodrigues. Prestigiaram ainda a sessão especial prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios da região.

Demandas

Na área da Saúde, a Prefeitura de Arapongas solicita a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde; a ampliação da oferta de vagas de especialidades médicas e da oferta de exames de média e alta complexidade. Já para o Esporte, a demanda é para destinação de recursos para a iluminação da pista de caminhada do Centro Social Urbano (CSU), além de investimentos para cobrir e aquecer a piscina do local, assim como a destinação de recursos para reforma do Ginásio de Esportes Mateus Romera, das unidades mais antigas do Projeto Meu Campinho e do ginásio de esportes. Para a Assistência Social, a administração pede uma sede própria para o CRAS do Conjunto Araucária, uma para o Conselho da Assistência Social e a reforma do CRAS do Centro Social Urbano.

Na área de Segurança Alimentar e Nutricional, o município pede a ampliação do almoxarifado que atende as secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e da Assistência Social (SEMAS), além da liberação de um veículo para dar suporte às atividades da SESAN. Para a Educação, são solicitados recursos para fortalecimento do Programa Primeira Infância e do Ensino em Período Integral, além de investimentos para atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Por fim, para a Segurança Pública, a Administração pede a construção da rotatória para acesso ao Residencial Bem Viver Arapongas, na PR-444, e a liberação de viatura para a Delegacia da Mulher e para a Polícia Civil.

Já a Câmara Municipal de Vereadores pede a construção de uma escola de período integral no conjunto San Rafael 5; a aquisição de motos para auxílio aos serviços prestados pelo SAMU; o estudo, planejamento e implementação de melhorias do trânsito de veículos e pedestres no acesso ao residencial Bem Viver Arapongas; a construção de um Centro Educacional Infantil no Jardim Caravelle; a instalação de Parquinhos Inclusivos voltados à crianças com deficiência; a reforma dos Campinhos do conjunto Alto da Boa Vista e Ulisses Guimarães e a implantação de um Colégio da Polícia Militar.

O órgão também solicita a instalação de sistema de vídeo monitoramento e de segurança para a 7ª Companhia de Polícia Militar; melhorias na iluminação dos campos, pista de atletismo e caminhada; a construção de um Colégio Estadual no bairro San Rafael 2; a construção de uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Educação Infantil no bairro Paulino Fedrigo; a destinação de recursos para a construção de uma quadra poliesportiva coberta no Projeto Crescer; a aquisição de um veículo para resgate animal, entre outros.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Arapongas pede apoio para uma série de demandas, entre elas a implantação de um Centro Cívico organizado para a cidade; a descentralização das Varas da Comarca de Arapongas; o projeto para a criação da 3ª e futuramente da 4ª Vara Criminal de Arapongas; e a instalação da 2ª Vara do Trabalho em Arapongas. Além disso, o órgão solicita a implementação de Unidade da Polícia Científica na cidade; o retorno de peritos previdenciários junto à Agência do INSS de Arapongas; e o incentivo à instituição de Escolas Técnicas Profissionalizantes nos municípios da região.

Já a Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA) pede a revitalização da Avenida Arapongas; a destinação de recursos para construção do Centro e Eventos da ACIA e o apoio para construção do contorno da cidade na BR-369.

Entre os pedidos, o Sindicato Rural Patronal de Arapongas reforça a necessidade de investimentos nas estradas paralelas da PR-444, PR-218 e BR-369, no município de Arapongas, para a circulação de tratores, implementos e colheitadeiras. Além disso, o órgão solicita o prolongamento da pista dupla da Rodovia PR-218 que liga Arapongas a Sabáudia; a continuação do alargamento das pontes municipais na zona rural e a substituição das pontes de madeira por concreto; e a construção de poços artesianos ou a revitalização de minas na zona rural de Arapongas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação