Oposição Também Colabora Para o Desenvolvimento do Estado

16/03/2005 23h44 | por Carlos Souza
Além de manter seu trabalho de fiscalizador das ações do governo estadual, os deputados que integram a bancada de oposição na Assembléia Legislativa também foram importantes na apresentação de emendas e projetos voltados para a governabilidade do Estado e o bem comum da população paranaense, dando mostras de que não faz oposição por fazer.“Eu diria que prestamos um serviço de apoio ao governo – da nossa maneira – ao efetuar a nossa fiscalização. E, embora não façamos parte da base aliada, o governo sempre contou com o nosso apoio quando precisou votar matérias que beneficiaram a população”, afirmou o líder da oposição, deputado Durval Amaral (PFL).Entre as ações de colaboração da oposição, aparece uma emenda apresentada ao projeto do deputado Ratinho Júnior e assinada pelo próprio líder da oposição, estendendo o pagamento de R$ 100,00 para cada arma entregue à polícia, beneficiando a população por esse ato, e não só os policiais que apreendessem armas “Essa emenda virou uma grande campanha institucional do governo. Inclusive, a Organização das Nações Unidas reconheceu esse trabalho de arrecadação de armas, que também foi adotado pelo governo federal”, lembrou Amaral.Amaral também propôs a criação de uma linha de apoio financeiro do Estado para pequenos agricultores de produtos orgânicos. O líder da oposição também anunciou a inauguração da indústria alemã Hexal, no município de Cambé - um investimento de R$ 120 milhões e acordado no governo Jaime Lerner.Outra emenda de destaque, apresentada por sete parlamentares da oposição, também garantiu o pagamento de 50% de gratificação sobre o vencimento aos atuais e futuros professores do ensino especial. A emenda foi acolhida no texto do substitutivo geral ao projeto do governo sobre o Plano de Carreira dos Professores, aprovado pelos deputados em março desse ano. Os autores das emendas foram os deputados Durval Amaral, Plauto Miró Guimarães (PFL), Élio Rusch (PFL), Ademar Traiano (PSDB), Valdir Rossoni (PSDB), Luiz Carlos Martins (PSL) e Fernando Ribas Carli (PP) – hoje, prefeito eleito de Guarapuava.“Além disso, a oposição prestou sua contribuição nas principais Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) instaladas na Casa em 2004, como a CPI do Porto e da Reforma Agrária”, ressaltou Amaral. Inclusive, a CPI do Porto, presidida pelo deputado Valdir Rossoni e com a participação dos deputados Plauto Guimarães e Barbosa Neto, assim como a CPI da Reforma Agrária, presidida por Élio Rusch, devem entregar os relatórios conclusivos até o dia 28 de fevereiro.O caso mais recente da contribuição da oposição, foi um pedido junto ao governo, solicitando um novo prazo para a regulamentação das micro e pequenos empresas na Receita Estadual. Agora, as empresas tem até o dia 31 de janeiro de 2005 para entregar a Declaração Fisco Contábil (DFC), documento necessário para que as empresas possam ser enquadradas e/ou continuar no regime SIMPLES. A entrega da documentação expirou em julho desse ano.