Oposição vota contra projeto que modifica a forma de escolha dos diretores de escolas do Paraná

06/09/2023 17h34 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Professor Lemos (PT) defendeu a manutenção das atuais regras para eleição de diretores

Deputado Professor Lemos (PT) defendeu a manutenção das atuais regras para eleição de diretoresCréditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Professor Lemos (PT) defendeu a manutenção das atuais regras para eleição de diretores

Os deputados do Bloco PT-PDT/Oposição da Assembleia Legislativa do Paraná votaram contra o projeto de lei 672/23, do Poder Executivo, que modifica a forma de escolha dos diretores de escolas do Paraná. Na avaliação dos parlamentares, a proposta fere os princípios da gestão democrática ao estabelecer regras discricionárias e genéricas e permitir a livre indicação de diretores pela Secretaria de Educação (SEED).

Colocado em votação em primeira discussão, o projeto recebeu 33 votos favoráveis e 8 contrários. Votaram contra os deputados Requião Filho, líder da Oposição; Professor Lemos, líder do Bloco PT-PDT; Ana Júlia, Arilson Chiorato, Dr. Antenor, Luciana Rafagnin e Renato Freitas, todos do PT, e o deputado Goura (PDT). Em seguida, a bancada apresentou emenda para garantir a manutenção das atuais regras, entre outros dispositivos, a efetiva implementação da gestão democrática nas escolas.

“O governo está instituindo, com o projeto, uma banca que fará uma avaliação subjetiva do candidato sendo que esta banca pode retirar da disputa, de forma subjetiva, um professor(a) ou funcionário(a). Não podemos concordar com isso. O projeto tem outra arbitrariedade: não se dando quórum, ao contrário de outras eleições que você chama novamente a comunidade para se manifestar, fica a critério do secretário designar o diretor ou diretora”, alertou o deputado Professor Lemos.

Ele lembrou que desde 1984 a comunidade escolar do Paraná tem o direito de eleger livremente os diretores e diretoras das escolas, mas o governo “vem retirando da comunidade o protagonismo da escolha e vai centralizando nas mãos do Secretário de Educação, ferindo a Constituição e a LDB”, completou.

“Quando retiramos da comunidade escolar o direito de fazer livremente a escolha, estamos ferindo a Constituição. Este projeto é inconstitucional e não fará bem aos nossos alunos. Por isso nosso voto será contrário e apresentaremos emenda para corrigir as inconstitucionalidades”, destacou Lemos.

Da mesma forma, a deputada Ana Júlia ressaltou que a proposta fere o princípio da gestão democrática. “Como vamos deixar à mercê da discricionariedade da SEED a escolha dos diretores e diretoras de escola? Como a gente exclui a comissão paritária? Como se tem uma banca de requisitos estabelecida exclusivamente pela Secretaria e não por quem a comunidade escolar vai eleger? Este projeto faz parte de um trabalho que segue uma linha de ataques à gestão democrática nas escolas, uma linha de ataque aos professores, aos diretores, ao pluralismo e à democracia nas escolas. Por isso a bancada de Oposição encaminha voto contrário”, disse.

Segundo a parlamentar, “o que precisamos nas nossas escolas é que a comunidade escolar, aqueles que vivem no âmbito da escola, possa decidir livremente quem eles querem na gestão, quem eles querem administrando aquele espaço”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação