Os eventos que você vai acompanhar na próxima semana na Assembleia estão aqui na agenda

10/03/2023 16h58 | por Angélica Alves e Cláudia Ribeiro
Podcast O nefrologista  Paulo Henrique Fraxino, que fala sobre o Dia Mundial do Rim na Assembleia Legislativa

O nefrologista Paulo Henrique Fraxino, que fala sobre o Dia Mundial do Rim na Assembleia LegislativaCréditos: Carlos Costa/CMC

O nefrologista  Paulo Henrique Fraxino, que fala sobre o Dia Mundial do Rim na Assembleia Legislativa

Angélica: O podcast com o  resumo desta semana e a agenda com destaque para alguns eventos da  próxima aqui na Assembleia Legislativa do Paraná está no ar, com a apresentação de Cláudia Ribeiro.

Cláudia: E de Angélica Alves.

Angélica: E está como a gente gosta, porque esta foi uma semana, eu diria, incrível por aqui, com toda a movimentação de votações e audiências públicas,  e com as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher.

Cláudia: Teve visita de motoristas de ônibus, cobradoras e das motociclistas para pedir igualdade de direitos e o fim do assédio e da violência, homenagens para as servidoras da Casa, programa especial de TV com as nossas deputadas e o primeiro projeto de lei apresentado pela Bancada feminina e aprovado pelos deputados.

Angélica: Uma forma de homenagear  e uma contribuição efetiva do Poder Legislativo para  ampliar o debate e assegurar medidas de proteção, defesa e equidade às mulheres.

Cláudia: Criada em 2022, a Bancada Feminina construiu uma proposta que traduz a sensibilidade feminina sobre um tema doloroso. O projeto determina a criação de áreas específicas de internação separadas para parturientes de bebês natimortos, que é quando há o óbito do feto.

Angélica: E também estabelece que, nestes casos, seja garantido a esta mulher o direito a presença de um acompanhante, que seja  escolhido por ela, em todo o período em que ela estiver internada. Estamos falando da rede pública, porque na rede particular, isso é possível.

Cláudia: Proteção e segurança em um momento tão difícil para uma mulher que perdeu seu bebê, que sofre pela dor de um sonho interrompido. Um turbilhão de emoções como tristeza, frustração, luto e dor. Muitas mulheres também acabam desenvolvendo transtorno de estresse pós-traumático e depressão. Segundo a justificativa do projeto, “casos que devem ser tratados de maneira específica pelo sistema de saúde”.

Angélica: Assinam o texto as deputadas  Cantora Mara Lima (Republicanos), Cristina Silvestri (PSDB), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Maria Victoria (PP), Ana Júlia (PT), Cloara Pinheiro (PSD), Flávia Francischini (União), Márcia Huçulak, (PSD) e Marli Paulino (SD).

(Sobe som)

Cláudia: E agora, a gente traz dois eventos importantes e necessários da agenda para os próximos dias aqui na Assembleia. Alíás, a Assembleia já aderiu à campanha mundial de prevenção às doenças renais e, desde o dia 9 de março está iluminada com as cores azul e vermelha, símbolo do Dia Mundial do Rim, que será um dos destaques da nossa programação.

Angélica: É que na segunda-feira,  dia 13 de março, por iniciativa da deputada Márcia Huçulak (PSD), o Grande Expediente da sessão plenária, trata do tema, com a participação do nefrologista, Paulo Henrique Fraxino, que fala sobre o assunto. Ele é  da Sociedade Paranaense de Nefrologia.

Cláudia: Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar todo o sangue do corpo e eliminar toxinas do organismo. A Assembleia tem leis aprovadas em torno do tema. E em 2006, a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) criou o Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, com ações voltadas para a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC) em todo o mundo.

Angélica: A Sociedade Brasileira de Nefrologia, responsável pela campanha no Brasil, tem como slogan “Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos” e, para o ano de 2023 adotou o tema: “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”.

Cláudia: O objetivo é divulgar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.  Porque, segundo os especialistas, uma em cada dez  pessoas no Brasil tem alguma doença renal e ainda não sabem. Por  isso, mais de 150 mil brasileiros necessitam de tratamento de hemodiálise pela perda total dos rins.

Angélica: E para mudar essa realidade, as medidas são simples e podem ser adotadas por meio de exames de baixo custo e que estão disponíveis na rede básica de saúde: medir a dosagem de proteína na urina e a creatinina no sangue.

(Sobe som))

Cláudia: Bom,  Angélica, a semana do Dia Internacional da Mulher terminou, mas o mês de março continua e é um período de luta por direitos e celebração de conquistas femininas.

Angélica:  E na terça-feira,  dia 14, a partir de  9h30 da manhã, a potência vai invadir o Plenarinho da Assembleia. É que, em uma parceria  da Procuradoria Especial da Mulher da Casa e do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, acontece o Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná, Representatividade das Mulheres na Política.

Cláudia: O tema será “Políticas Públicas e a representatividade das mulheres na política”. A conferência vai analisar a atual conjuntura política, o cenário da construção de políticas públicas para as mulheres, em âmbito nacional e estadual, a importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, o poder feminino e as estratégias para que as mulheres conquistem mais espaços nas esferas de poder.

Angélica:  vai ser  o maior evento suprapartidário realizado no Paraná, com a participação de representantes e líderes de 13 partidos políticos, de deputadas estaduais, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, conselheiras e vai contar ainda com a presença da Secretária Estadual da Mulher e Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres do Governo Federal. 

Cláudia: Serão várias palestras que vão servir para se avaliar as conquistas femininas até aqui e  traçar  novos caminhos para que as mulheres possam alcançar os espaços de poder e a democracia plena que o Brasil tanto precisa.

Angélica:  A programação está intensa. E você pode acompanhar no site da Assembleia. Mas já adiantamos que duas deputadas vão falar: a procuradora da Mulher, Cloara Pinheiro (PSD) e  Mabel Canto (PSDB), primeira líder da Bancada Feminina da Casa.

Cláudia: vai ser demais. Nesta segunda-feira, dia 13, acontece uma reunião extraordinária da CCJ, que vai  analisar um projeto do Governo que altera a Reforma Administrativa do Estado.

Como a proposta do tramita em regime de urgência, a Comissão precisa se reunir em sessão extraordinária. Vai ser a partir de  13h30. Na terça, acontece a reunião ordinária da Comissão, no mesmo horário, que é o  regimental: às 13h30.

Angélica: Os debates da CCJ, as sessões, os eventos, podem ser acompanhados pela TV Assembleia pelo canal 10.2, em TV aberta, e  canal 16, da Claro/NET. E todo o conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo e em nossas redes sociais.

Cláudia: Nós ficamos por aqui e semana que vem, você  acompanha as novidades em detalhes também aqui neste canal. Até lá.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação