Ouça a Agenda da Semana, com tudo o que acontece na Assembleia nos próximos dias

11/09/2015 17h32 | por Claudia Ribeiro e Trajano Budola
(Descrição do áudio))

Agenda da Semana

Cláudia: Nosso programa Agenda da Semana já está no ar, levando até você o que vai acontecer na Assembleia Legislativa do Paraná nos próximos dias.

Trajano:  Entre os projetos que vão ser votados,  a gente vai destacar um que veio do Governo e que prevê alterações na lei que  criou o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Cláudia:   O objetivo é atualizar o nome das Secretarias de Estado e inserir as Secretarias da Agricultura e do Abastecimento, do Planejamento e Coordenação Geral no Conselho  para melhorar as políticas públicas voltadas para a igualdade racial no estado.

Trajano: O Conselho  é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações governamentais, integrado, de igual para igual,  por representantes de órgãos públicos e  da sociedade.

(Sobe som)

Cláudia:  Bem cedo, a partir de oito e meia (8h30), na segunda, dia 14, acontece uma audiência pública no plenarinho. O tema é “A criança e o adolescente no orçamento público do Estado”.

Trajano: No encontro vai ser discutida a aplicação de  recursos do Estado para o desenvolvimento de políticas que beneficiem crianças e adolescentes no Paraná.

Cláudia:   A audiência  está sendo organizada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso (Criai), presidida pelo deputado Paranhos (PSC), e dos Direitos Humanos e Cidadania e Fórum dos Direitos da Criança do Paraná, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT).

Trajano: Instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, e conselhos estaduais e municipais que tratam da questão da criança e do adolescente foram convidados.

(sobe som)

Cláudia:  A uma e quinze (13h15) acontece no Plenário da Casa uma palestra com o renomado jurista Marçal Justein Filho, aberta ao público e que marca o início da Escola do legislativo.

Trajano: Também tem homenagem para  atletas da natação que representaram o Paraná  no Mundial de Esportes Aquáticos deste ano no interior da  Rússia.  Vai ser durante a sessão.

Cláudia: Depois da sessão, ás  cinco da tarde, acontece mais uma audiência pública, desta vez para debater com sindicatos e população, as mudanças na eleição de diretores das escolas estaduais do Paraná. Projeto em tramitação na Assembleia.

Trajano: A audiência for proposta pela Comissão de Educação da Casa, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSC) para ouvir as opiniões sobre o projeto, que,  entre outros itens, prevê  que o voto de  alunos, pais e funcionários terão o mesmo peso no processo de eleição.

(sobe som)

Cláudia:  Na  terça-feira (15),  à uma e meia (13h30) tem reunião da da CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça na  Sala das Comissões, com diversos projetos em pauta, além da sessão.

(sobe som)

Trajano:  Na quarta-feira (16),   a partir de 9 horas da manhã, acontece uma palestra feita pelo deputado Pedro Lupion (DEM) a alunos do SESC, que vêm conhecer a Assembleia. Vai ser no Plenarinho. Os alunos querem saber como é o dia a dia no Legislativo.

Cláudia:  A uma da tarde (13h), na  sala de reuniões anexa ao Plenário, tem a  reunião da Comissão de Finanças., presidia pelo deputado Gilson de Souza (PSC). Em seguida, vem a sessão.

Trajano: Mais tarde, a partir das seis a tarde (18 h), também no  Plenário, acontece uma Sessão solene  que vai celebrar os  60 anos de fundação do Grupo Educacional Bagozzi. A iniciativa é do deputado Ney Leprevost (PP).

Cláudia:  E no mesmo horário na Sala das Comissões, acontece mais uma  reunião da CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná, presidida pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT).

Trajano: Os trabalhos da Comissão estão na reta final e os deputados apuram denúncias de irregularidades em uma doação feita pela prefeitura de Paranaguá a uma empresa privada no ano de 1950.

Cláudia: E é com essa notícia que estamos terminando a Agenda da Semana de hoje.

Trajano: Fique ligado, porque a gente vai acompanhar tudo o que  acontece por aqui e contar em detalhes pra você.

Cláudia: Nos acompanhe  aí também nas redes sociais facebook/assembleialegislativapr e no site da Assembleia www.alep.pr.gov.br . Tchau e fique com a gente!