Ouça agora um resumo das principais notícias desta semana na Assembleia Legislativa do Paraná

02/04/2015 17h03 | por
Podcast
Trajano: Estamos de volta com mais um resumo das notícias mais importantes da semana aqui na Assembleia Legislativa do Paraná.

Cláudia: uma semana mais curta em função do feriado, mas com boas notícias de sobra, não é mesmo Trajano Budola?

Trajano: É verdade, Cláudia Ribeiro. Noticias como a que deu à Comissão de Saúde da Assembleia, o Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, de que o Paraná aplicou 12,29% do orçamento em saúde.

Cláudia: E que em quatro anos o Governo do Estado praticamente dobrou o investimento em saúde. Mesmo com todo o entrave e a falta de repasses de recursos feitos pelo Governo Federal ao Paraná. Vamos saber do secretário um pouco mais sobre isso.

SONORA MICHELE CAPUTO

Trajano: Quer outra ótima notícia? Esta vai para você que nos ouve aí no Sudoeste do Paraná.

Cláudia: É isso mesmo. Um grupo formado por deputados da região está se mobilizando para duplicar e revitalizar quase 200 km da PR 280.

Trajano: Eles se reuniram aqui na Assembleia nesta terça feira com o diretor do D.E.R. Nelson Leal Júnior para tentar por em pratica um desejo antigo da população.

Cláudia: Aliás, o trecho em questão é o que liga Marmeleiro a Palmas, nas regiões de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Trajano: O presidente da Assembleia é um dos parlamentares que pretendem procurar o Governo Federal, por meio do DNIT para buscar uma solução.  Ouça o que ele disse durante a reunião.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Claudia: Guto Silva também está neste grupo. Vamos ouvir o que ele tem a dizer sobre a mobilização.

SONORA GUTO SILVA

Trajano: E em véspera de feriado da Paixão de Cristo, a gente vai falar de dois projetos apresentados na Assembleia que têm tudo a ver com a data.

Claudia: Um deles, que já está até aprovado pelos parlamentares, é do deputado Professor Lemos, do PT e inclui a Via Sacra Viva lá de Cascavel no calendário Oficial de  Eventos do Estado.

Trajano: O espetáculo é muito tradicional lá na região Oeste. É por isso que o Professor Lemos quer dar mais visibilidade a ele em todo o Paraná.

SONORA PROFESSOR LEMOS

Cláudia: Já o outro projeto e que ainda vai passar pela CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, é do deputado Evandro Araújo, do PSC. E também coloca um espetáculo, desta vez a Paixão de Cristo de Maringá, no Calendário Oficial de Eventos.

Trajano: Lá no Norte do Paraná, toda sexta-feira santa, milhares de pessoas de todos os cantos daquela região assistem a encenação a céu aberto, com mais de trezentas pessoas no elenco.

Claudia: O espetáculo é tão profissional que é financiado pela lei Rouanet, que incentiva a cultura financiando bons projetos. É por isso que o deputado Evandro júnior diz que a celebração não poderia ficar de fora do roteiro turístico paranaense.

SONORA ALEXANDRE GUIMARÃES

Trajano: Depois da Paixão de Cristo na sexta vem a Páscoa no domingo e a gente termina o nosso resumo desejando a todos que nos ouvem um ótimo feriado religioso.

Cláudia: E aproveite esse tempo para nos ouvir aí na rádio da sua região ou pelo nosso site www.alep.pr.gov.br, ou pela nossa rede social o Facebook @assembleialegislativadoparaná.

Trajano: Pode opinar, elogiar, criticar. Estamos aqui para te ouvir. O resumo termina agora, mas nós estamos na internet  24 horas.

Cláudia: Tchauzinho. E até semana que vem!