Ouça o que foi destaque esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná

21/11/2019 17h42 | por
Podcast

Créditos: Orlando Kissner

Olá! A partir de agora você acompanha um pouco do que foi destaque na Assembleia Legislativa do Paraná.  

 

Na segunda-feira, dia 18 de novembro, o deputado Goura, do PDT, promoveu uma audiência pública sobre o “Uso sustentável do bambu”.  A viabilidade comercial das diversas utilidades do material foi exposta por produtores, pesquisadores e técnicos em um encontro no Plenarinho da Casa.

Você sabia que o bambu pode ser utilizado como alimento, na construção civil e também na fabricação de biocombustíveis?

O problema é que falta uma regulamentação. Incentivo mesmo, como destacou o deputado Goura, que convidou pesquisadores de universidades, técnicos agrônomos e produtores que exploram a potencialidade da planta no estado.

(Sonora)

Também teve palestra sobre medicina preventiva, feita pelo deputado Dr. Batista, do PMN. Com muito bom humor, ele lembrou a importância da prevenção para evitar doenças do aparelho digestivo. O deputado é médico gastroenterologista com especialidade em cirurgia do aparelho digestivo. A palestra foi na quarta, dia 20 de novembro.

(sobe som)

Entre sessões plenárias, solenes, reunião das comissões temáticas, essa semana também aconteceu a última etapa da edição de 2019 do projeto Geração Atitude, que premiou a estudante Mariane Silvério, de Toledo.

A proposta dela foi escolhida entre as 262 apresentadas por estudantes de escolas públicas de todo o Paraná. O projeto da Mariane propõe instituir nas escolas do estado o ensino do Orçamento Público, para que todos possam acompanhar e fiscalizar a forma como seus representantes distribuem os recursos arrecadados com os impostos. 

(sobe som)

 O Geração Atitude estimula o debate de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente entre os jovens e ainda esclarece a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público.

O programa começa em sala de aula. É quando os professores passam a trabalhar os temas com os alunos com o apoio do Guia do Cidadão.

Em seguida, eles têm a oportunidade de apresentar projetos de lei. Os melhores avançam para a etapa final, que é a Caravana da Cidadania, e disputam o primeiro lugar. É o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo o ano.

Nós conversamos com diversos estudantes e aqui destacamos a entrevista do aluno de uma escola da zona rural de Irati. O Adriano Henrique.  Ele quer incentivar os estudantes da zona rural a permanecerem por lá. Vamos ouvir.

(sonora)

E também temos uma boa notícia. Dois projetos criados aqui na Assembleia Legislativa são finalistas em um prêmio nacional desenvolvido pela Unale, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

A aplicativo Agora é Lei no Paraná, criado pela Diretoria de Comunicação, concorre na categoria Atendimento ao Cidadão, já o Parlamento Universitário, da Escola do Legislativo, disputa o prêmio na categoria Projetos Especiais.

Ao todo, foram quase 70 projetos apresentados pelas Assembleias de todo o país no prêmio Assembleia Cidadã. Esses programas foram implantados com a orientação da Mesa Executiva da Assembleia, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB-PR) e que tem como primeiro secretário o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB-PR) e segundo secretário o deputado Gilson de Souza (PSC) com o objetivo de prestar um serviço à população, fazer a diferença na vida do cidadão e aproximar, cada vez mais, a Assembleia dos paranaenses.

O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 22 durante a 23ª Conferência da Unale que acontece em Salvador, na Bahia. Estamos na torcida.

 

Amanhã a gente traz para você, que nos ouve, a agenda da semana que vem da Assembleia Legislativa do Paraná.

Até lá.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação