Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Padre de Rolândia recebe Título de Cidadão Honorário durante sessão

Podcast
O Grande Expediente, no início da sessão plenária desta terça-feira (7), foi dedicado à entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Monsenhor Joseph Bernard Agius. A Lei que concedeu o título ao religioso foi sancionada em julho do ano passado, a partir de um projeto do deputado Cobra Repórter (PSD). Para o parlamentar, o homenageado é um exemplo de dedicação à igreja, além de possuir uma brilhante história de vida e de serviços prestados às comunidades do município de Rolândia, no Norte do estado.

(Sonora)

 Joseph Bernard Agius nasceu no ano de 1941, em uma ilha próxima de Malta. Apesar da aptidão para o magistério, desde criança já sentia que tinha vocação religiosa.  E contou com o apoio da mãe. Como o pai vivia na Austrália, passou a trocar correspondências com ele e no ano de 1958 entrou para o seminário.  Chegou a pensar em ser missionário na África, mas a visita do arcebispo da recém-criada arquidiocese de Londrina, Dom Geraldo Fernandes, à procura de seminaristas para morarem no Brasil, mudou os planos do jovem seminarista, que já mantinha contato com um maltês que morava no Paraná e era pároco na Catedral Metropolitana de Curitiba, o padre Bernardo Gafã. Antes disso, ele não tinha nem ideia de onde ficava o Brasil. Acabou cursando Teologia no Seminário em Curitiba. Mais tarde, os dois amigos resolveram partir para o Norte do estado. Aos 24 anos já era ordenado padre em Londrina.  O ano era 1965.  Em Rolândia, chegou em 1969. Foi vigário e se tornou pároco da Igreja Matriz de São José em 1972.

 Monsenhor Joseph Bernard Agius ganhou o apelido de “Padre Zé”. Se destacou no trabalho de construção e reforma dos templos e na atuação junto à juventude, encaminhando os filhos de famílias pobres para o mercado de trabalho. Também é presidente de honra do Hospital São Rafael, que atende a população de Rolândia e de outros oito municípios da região.

Diz que se considera um cidadão de muitos lugares: australiano, pela influência do pai, maltês, pela origem e brasileiro por opção. O reconhecimento do Poder Legislativo, ele destaca, só reforçou o amor pelo país e pelo Paraná.

(Sonora)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação