Palestra sobre Direito do Consumidor marca parceria entre Escolas da Assembleia e Defensoria Pública do Paraná Evento realizado nesta quarta-feira (24) fez parte da formação dos 16 novos defensores públicos aprovados em concurso público.

24/04/2024 17h25 | por Rafael Guareski
Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), no Auditório Legislativo.

Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), no Auditório Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Palestra ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), no Auditório Legislativo.

Foi realizada nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná, mais uma etapa da formação dos novos defensores públicos do Estado, que devem iniciar o atendimento à população ainda este ano. Com o tema “Direitos do Consumidor em contratos de crédito e empréstimos”, a palestra marcou o início da parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, e a Escola da Defensoria Pública do Paraná.

A palestra foi ministrada pelo defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Paraná, Ricardo Menezes. Tópicos como cláusulas abusivas, responsabilidade civil, direito à informação e mecanismos de defesa do consumidor foram abordados de forma detalhada, proporcionando aos participantes uma visão abrangente dos desafios e das soluções dentro desse contexto jurídico. “Acredito que seja um foco de estratégias de atuação e informações que possam ser repassadas a população em geral. Estamos muito confiantes que esta ampliação no número de defensores irá produzir um resultado muito positivo para a população do Paraná”.

Para os novos defensores públicos do Paraná, a palestra representou uma oportunidade valiosa de aprimoramento profissional, preparando-os para enfrentar os desafios práticos que encontrarão em sua atuação cotidiana. “O direito do consumidor é uma matéria que deve sempre ser explorada tanto pelo público em geral, quanto para nós defensores que estamos na linha de frente desta atuação. Hoje em dia, cada vez mais o mercado de consumo e o mercado de oferecimento de crédito vem crescendo, e com os meios digitais, as pessoas estão mais sujeitas a vulnerabilidades e golpes que são aplicados. Ouvir um defensor com tanta experiência é importante para que possamos ter ainda mais segurança nos atendimentos que iremos realizar”, ressaltou a nova defensora pública do Paraná, Maria Júlia Gonçalves.

Ao compreenderem melhor os direitos dos consumidores em relação aos contratos de crédito e empréstimo, os defensores públicos estão mais bem equipados para oferecer suporte jurídico eficaz àqueles que necessitam de assistência legal.

Para o coordenador da Escola da Defensoria Pública do Paraná, o Defensor Público Leônio Araujo dos Santos Júnior, a presença dos novos defensores na Assembleia, é uma oportunidade de conhecimento e aproximação para o entendimento do processo legislativo. “Este evento marca o início da nossa parceria que busca justamente trazer esclarecimentos sobre a nossa atividade. O legislativo é o melhor local para fazer isso, pois nosso principal público está aqui”.

A coordenadora administrativa da Escola do Legislativo da Assembleia, Francis Fontoura, afirmou que o evento foi mais uma oportunidade de conhecimento e aprimoramento dos servidores da Casa e toda a população. “Todos nós, tanto da Assembleia Legislativa, quanto da Defensoria Pública, temos o mesmo objetivo que é o bem-estar da população, então é bastante relevante essa parceria para que possamos repassar todas essas informações e boas práticas. Temos ótimas ideias e assuntos que poderão ser tratados a partir de agora”, disse.

Com mais essa iniciativa, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, reforça o seu compromisso em promover eventos educacionais de qualidade e relevância para a comunidade paranaense.