Para Cantora Mara Lima, a mulher faz a diferença na política Em entrevista ao programa “Política Total”, a deputada defende a ampliação da participação feminina no Poder Legislativo e fala sobre sua trajetória.

28/06/2019 09h36 | por Nádia Fontana

Deputada Cantora Mara Lima participa do programa Política Total da TV Assembleia e pede que mais mulheres participem da política.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A participação da mulher faz a diferença na política, garante a deputada Cantora Mara Lima (PSC), que está exercendo seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela fala sobre o tema numa entrevista ao programa “Política Total” da TV Assembleia, que vai ao ar na segunda-feira (03) após a sessão plenária, que tem início às 14h30.

Durante a entrevista a deputada relembra a sua trajetória que começou com a disputa em 2006 de uma das 54 cadeiras do Poder Legislativo. Na ocasião, foi bem votada, mas não assumiu a função. Isto porque o partido não teve votos suficientes para garantir a vaga. Logo em seguida, Mara Lima, que nasceu em Francisco Beltrão no Sudoeste do estado, mas veio ainda menina morar com a família em Curitiba, acabou eleita vereadora pela cidade que a acolheu. “Fui a mulher mais votada na disputa por uma das vagas da Câmara Municipal de Curitiba, em 2008.” Em 2011, novamente lançada candidata a deputada estadual, foi eleita com mais de 56 mil votos obtidos em 360 municípios do estado.

Sensibilidade – Hoje exercendo o terceiro mandato, a deputada, que é presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, defende a ampliação da participação da mulher na elaboração de projetos, na construção de políticas públicas. Ela entende que a presença da mulher neste processo traz uma contribuição fundamental para o crescimento de uma sociedade mais justa, mais humana. “Ela (a mulher) é mais sensível”, frisa. Por isso, afirma que num país onde 52% dos eleitores são do sexo feminino é possível aumentar a representatividade no Legislativo e faz um gentil e importante convite: “Mulheres, venham para cá! Esperamos contar com todas vocês para fazer a diferença!”. Atualmente, na Assembleia paranaense cinco mulheres exercem a função parlamentar.

Exemplo – No “Política Total”, a parlamentar que é evangélica e tem uma reconhecida carreira como cantora gospel, fala também sobre o trabalho artístico e os projetos defendidos na Assembleia. A maioria deles tratam de temas ligados a inclusão, a saúde pública, segurança, fortalecimento dos direitos das mulheres, crianças e idosos. Outro ponto destacado pela Cantora Mara Lima é a organização e a transparência da Alep. “Assembleia tem sido exemplo, referência”, sublinha.

TV Assembleia – Confira a entrevista da deputada Cantora Mara Lima na íntegra sintonizando na TV Assembleia. Ou acesse o programa “Política Total”, que estará disponível no canal do YouTube do Legislativo. É só clicar no link: https://bit.ly/2ZLXu3J.