Para fortalecer ações de conservação do solo no Paraná, deputado Reichembach protoloca ofício à SEAB Fortes chuvas causaram prejuízos nas áreas urbanas e rurais do estado.

19/10/2022 15h43 | por Assessoria parlamentar

Após fortes chuvas no Paraná, deputado Reichembach (PSD) propõe ações de conservação do solo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Na última semana, a chuva que atingiu o Paraná causou estragos em áreas urbanas e rurais, além de prejuízos na agricultura. Uma das consequências do grande volume de água foi a erosão do solo e o assoreamento dos rios, e para tentar diminuir o impacto de episódios como esse, o deputado Reichembach (PSD) protocolou um ofício à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) solicitando o fortalecimento de ações de conservação do solo e da água no estado.

No documento, Reichembach propõe a criação de um programa de conservação de solos, além do fortalecimento de ações preventivas junto aos produtores rurais. "O Paraná sempre esteve na vanguarda em ações de conservação de solos, mas percebeu-se uma perda gradativa do hábito do produtor de dar continuidade nessas ações. O objetivo do nosso ofício é sugerir que o Governo do Estado crie um programa de recuperação de solos para diminuir os impactos causados pela erosão e assoreamento dos rios após episódios de chuva como esse", afirmou o parlamentar durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná na quarta-feira (19).

A iniciativa do deputado teve apoio de representantes do setor na região Sudoeste, uma das mais atingidas pela chuva. "Essa proposição do deputado Reichembach é importante porque soma e fortalece os programas que já são executados no estado", afirma Denise Adamchuk, chefe da unidade regional da SEAB em Francisco Beltrão.

Segundo estimativas da Embrapa, em 2018 o Paraná registrou 10 toneladas de solo/hectare/ano erodidas, um problema ambiental, econômico e agrícola.

Dados

A Defesa Civil divulgou um novo balanço das chuvas no Paraná nesta terça (19). O levantamento mostra que 16,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em 35 cidades do estado, com sete mortos. Mais de 100 pessoas continuam desalojadas e 80 desabrigadas.