Paraná ganha Conselho pela Cultura da Paz

15/08/2012 16h58 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Luís Otávio Dias.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (15) a redação final do projeto de resolução do deputado Péricles de Mello (PT) que institui, no Paraná, o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz). O projeto segue agora para a assinatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e para publicação no Diário Oficial. “Com a criação do ConPaz podemos colocar em prática os objetivos gerais do projeto, contribuindo com a promoção de políticas públicas que incentivem a tolerância entre as pessoas e a convivência em harmonia em um mundo cada vez mais diverso, de culturas, tradições e costumes distintos”, destaca Péricles.
Como presidente da Comissão de Cultura no Legislativo, Péricles promoveu uma audiência pública para formatar as diretrizes do projeto do ConPaz, que contou com a participação de representantes de diferentes lideranças religiosas. O deputado também recebeu apoio dos membros da Comissão de Cultura na apresentação e tramitação da matéria.
Ações – Entre as ações previstas pelo ConPaz está a de sugerir e assessorar atividades comunitárias, parlamentares e governamentais, pela promoção da paz, e desenvolver estudos e debates sobre a Cultura de Paz. Também está prevista a criação da Semana da Cultura de Paz e a instituição do prêmio “Paraná eu tenho Paz”, ambos realizados sempre na semana de 21 de setembro, intitulado Dia Mundial da Paz. O Conselho será formado por deputados, representantes de entidades religiosas, de conselhos estaduais, do Poder Executivo e sindicatos patronais e de trabalhadores. A Secretaria do ConPaz ficará sob a responsabilidade do presidente da Comissão de Cultura da Assembleia e contará com a gestão de uma coordenação executiva, eleita pelos membros do Conselho. “O tema é mais do que atual e deve ser debatido com todos os setores da sociedade, nas escolas, com os jovens e principalmente entre nossos governantes”, afirma Péricles.
Prioridade – Segundo o deputado, o projeto foi construído com base no movimento criado pela UNESCO, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao declarar o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. “Com o ConPaz podemos seguir as linhas definidas pela UNESCO para promover a Cultura da Paz no Paraná, relacionadas à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos, baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento. Uma cultura que respeita os direitos individuais e que procure resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, para tonar a violência inviável”, define o deputado.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação