Paraná poderá ter programa de informação sobre mercado de carbono Projeto de lei 845/2023 é de autoria do deputado Reichembach (PSD).

16/10/2023 18h12 | por Assessoria Parlamentar
Reichembach defende conscientização e motivação financeira para quem protege o meio ambiente.

Reichembach defende conscientização e motivação financeira para quem protege o meio ambiente.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Reichembach defende conscientização e motivação financeira para quem protege o meio ambiente.

Nesta segunda-feira (16), o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que cria o Programa Estadual de Informação sobre o Mercado do Carbono. O documento foi subscrito pelos deputados Luiz Claudio Romanelli e Evandro Araújo, ambos do PSD.

De acordo com Reichembach, “as informações sobre o mercado do carbono precisam chegar da melhor forma possível à população e aos setores interessados, por ser uma tendência mundial que o Brasil precisa acompanhar à passos largos”, citou em seu pronunciamento na Alep. Para o parlamentar, o caminho é a conscientização, porém a motivação financeira faz com que as coisas aconteçam mais rápido. “O governo precisa pensar em criar uma retribuição para quem tem boas práticas ambientais”, sugeriu.

Sobre o mercado de carbono

Os mercados de crédito de carbono permitem que empresas, organizações e indivíduos compensem as suas emissões de gases de efeito estufa – principalmente o dióxido de carbono e o gás metano - a partir da aquisição de créditos gerados por projetos de redução de emissões e/ou de captura de carbono. A ideia é transferir o custo social das emissões para os agentes emissores, ajudando a conter o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O mercado do carbono está regulamentado no Brasil com alguns decretos, porém agora está no Congresso Nacional a Pauta Verde com vários projetos em tramitação e que estão sendo unificados. A proposta, segundo o deputado, é que o Brasil esteja à frente com políticas públicas sobre o mercado de carbono e o Paraná se reafirme como o estado mais sustentável do país. Até porque, em dezembro deste ano, deve acontecer a 28ª Conferência do Clima, nos Emirados Árabes, e o assunto será um dos temas abordados.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação