Paraná Turismo recebe homenagem na Assembleia Legislativa

27/05/2019 19h27 | por Nádia Fontana
Sessão solene celebrou os 50 anos da Paraná Turismo.

Sessão solene celebrou os 50 anos da Paraná Turismo.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Sessão solene celebrou os 50 anos da Paraná Turismo.

Sessão solene celebrou os 50 anos da Paraná Turismo.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Sessão solene celebrou os 50 anos da Paraná Turismo.

A importância do turismo, que movimenta a economia gerando empregos e renda, foi destacada pelo deputado Soldado Fruet (PROS) na sessão solene realizada no início da noite desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para homenagear a Paraná Turismo. Durante a solenidade foram celebrados os 50 anos – o Jubileu de Ouro – da autarquia que incentiva, promove e divulga o turismo paranaense.

“Estamos homenageando essa autarquia que é responsável pelo desenvolvimento do turismo em nosso estado. Há 50 anos, o governador Paulo Pimentel criou o Conselho e a Paranatur. Naquela época, muitos anos à frente de seu tempo, o então governador já sabia do potencial turístico do Paraná e da importância de desenvolvê-lo”, destacou o deputado, que propôs a realização da homenagem, e é presidente da Comissão de Turismo da Alep.

Soldado Fruet lembrou que ao longo dessas cinco décadas a autarquia recebeu inúmeras denominações jurídicas, e disse que com essa celebração se pretende incentivar a todos, para que continuem o trabalho que enaltece e estimula o crescimento do setor: “O turismo gera 10% dos empregos em qualquer lugar do mundo, emprega milhares de pessoas, produz riquezas. E tem importância fundamental para o desenvolvimento dos municípios”, acrescentou”.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, frisou a importância de políticas públicas que incentivem os cidadãos paranaenses a visitar as atrações e as belezas do estado: “Quantos não conhecem o litoral do Paraná, a nossa Costa Oeste, as cachoeiras da região de Prudentópolis?” Ele falou também sobre a importância da integração das ações do Governo, que está investindo em infraestrutura para receber bem a todos e da criação do canal de televisão – a TV Paraná Turismo, para incentivar a divulgação desses atrativos.

Para João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo, “o paranaense precisa conhecer o Paraná”. Ele enalteceu o governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo trabalho que vem realizando e também assinalou a importância dos investimentos no segmento que gera recursos, empregos, e movimenta a economia. Há 20 anos atuando na área, lamentou a forma como o setor foi tratado em governos anteriores, inclusive com o fechamento do Centro de Convenções de Curitiba. Dados da Paraná Turismo mostram que, atualmente, o estado paranaense ocupa o 4º lugar no ranking nacional de ingressos de turistas internacionais; é o 4º estado com maior número de empregos no turismo e o 5º com maior número de estabelecimentos no turismo, além de oferecer vários novos produtos e destinos turísticos que se encontram nas 14 regiões turísticas.

Cada regional é representada por uma IGR – Instância Governamental Regional – que fica encarregado pela coordenação, acompanhamento e gestão da região turística. As 14 rotas atrativas são as seguintes: as Cataratas do Iguaçu, Riquezas do Oeste, Corredores das Águas, Eco Aventuras, Lagos e Colinas, Vales do Iguaçu, Entre Matas, Morros e Rios, Vale do Ivaí, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Campos Gerais, Rotas do Pinhão, Terra dos Pinheirais e Litoral.

Participaram da sessão solene o deputado Galo (PODE), Rodrigo Rosalem, diretor de Planejamento e gestão do Sistema Fecomércio-SESC-Senac/PR, a ex-vereadora Márcia Schier, representando o secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, autoridades e convidados.

Política – Em 1969, junto com o Conselho, estruturado através da Lei nº 5.948, foi criada a Empresa Paranaense de Turismo (Paranatur), que posteriormente deu origem a autarquia Paraná Turismo, criada somente em 1995. Hoje a Paraná Turismo é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, e tem como objetivo o fomento e a execução da Política Estadual de Turismo, implementando programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento do setor. Já o Conselho Paranaense de Turismo tem por finalidade auxiliar na formulação, no acompanhamento e na avaliação dos planos, programas, projetos e atividades derivados da Política Estadual de Turismo. O Conselho é um órgão colegiado de assessoramento que congrega representantes do Governo e de instituições representativas dos diversos setores de turismo.

Televisão – O turismo paranaense acaba de ganhar um importante canal de divulgação do segmento: a TV Paraná Turismo, anteriormente TV É-Paraná. A emissora tem como principais atrações, programas com dicas de viagens, fauna, pescaria e agroturismo, entre outros. O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, garante que o canal é uma importante ferramenta de divulgação do Turismo no estado. “Agora, temos a oportunidade de mostrar as belezas paranaenses através de um canal importante para que o Paraná seja conhecido mundialmente por suas atrações”, finalizou.

Na ocasião do lançamento do canal voltado para a difusão do turismo, o secretário da Comunicação e Cultura do Paraná, Hudson José, disse que a mudança no perfil da emissora atende a diretriz do governador Ratinho Junior, que estabeleceu a promoção do turismo estadual como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

Clube náutico – As primeiras tentativas de organizar e incentivar o turismo no Paraná datam do período entre 1932-1945, quando ainda Manoel Ribas era o interventor do estado.  Há o registro de um grupo de curitibanos que tentou estabelecer na Ilha do Mel um clube náutico. Entretanto, a iniciativa não tardou a desaparecer, devido a ocupação da Ilha pela Marinha, graças à sua posição estratégica durante a Segunda Guerra Mundial.

Décadas depois, pela Lei nº 5.948, de 27 de maio de 1969, são criados o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e a Empresa Paranaense de Turismo (Paranatur), na gestão do governador Paulo Pimentel. Pela Lei nº 8.986, de 22 de maio de 1989, foi extinta a Paranatur e os respectivos cargos de direção. Pela mesma Lei, a Fundação de Esportes do Paraná (criada pela Lei nº 8.485 de 03 de junho de 1987) passou a denominar-se Fundação de Esporte e Turismo (Festur).

À Festur (criada pela Lei nº 8.986 de 22 de maio de 1989) coube absorver as atividades até então desenvolvidas pela Empresa Paranaense de Turismo, como também assumir seu patrimônio, receita e pessoal, além de se responsabilizar pela continuidade dos convênios, contratos e demais atos correlatos em fase de execução. Para tanto, teve criado em seu âmbito, um cargo de Diretor de Turismo, para atendimento às atividades absorvidas da Empresa. Era vinculada à Secretaria Especial de Esporte e Turismo. Em 16 de julho de 1991, o Poder Executivo sancionou a Lei nº 9.663, transformando a Festur e outras fundações estaduais em autarquias, integrando-as à administração indireta do Estado, permanecendo assim até 1995, quando passou a ser denominada de Paraná Turismo. 

Organização – Essa nova mudança foi estabelecida através da Lei nº 11.066, de 01 de fevereiro de 1995, quando a entidade autárquica Fundação de Esporte e Turismo passou a denominar-se Paraná Turismo, tendo como competência básica a execução da política estadual de turismo. Esta mesma Lei criou, na estrutura organizacional básica do Poder Executivo, a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, à qual competia a definição de diretrizes, o planejamento e a implementação da política de Governo nas áreas de esporte e turismo.

Sendo assim, a autarquia Paraná Turismo, dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receita próprios e autonomia administrativa e financeira, passou a vincular-se à Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, com sede e foro na Comarca de Foz do Iguaçu, uma subsede na cidade de Curitiba e escritórios regionais em Londrina e Matinhos. Em 11 de janeiro de 2001, pelo Decreto nº 3403, voltou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEIT). Pelo Decreto nº 274, de 31 de janeiro de 2003, passou a vincular-se à Secretaria de Estado do Turismo, criada em 2002. Em 2013 pela Lei nº 17.745, e decreto nº 11.832, de 11 de agosto de 2014, passou a ser vinculada à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. Na gestão 2019-2022 do governador Ratinho Junior, o turismo passou a integrar a nova Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação