As alterações nas regras do Simples Nacional que passam a valer a partir de 2018 e a proposta de modificação nas alíquotas praticadas no Estado ainda em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná foram debatidas nesta segunda-feira (30) durante a audiência pública “O Novo Simples e os Desafios para o Paraná”. O encontro foi uma iniciativa do deputado Anibelli Neto (PMDB) e reuniu o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), representantes do setor produtivo, dos contabilistas e das empresas de contabilidade.
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado aplicado às microempresas e empresas de pequeno porte em todo o País. No Paraná 80% das empresas estão enquadradas no modelo, considerado um dos mais vantajosos do país devido à redução das alíquotas adotada desde 2007. O deputado federal João Arruda foi o relator, em primeiro turno, do projeto de lei complementar aprovado em outubro do ano passado na Câmara Federal que reorganizou e simplificou a metodologia de cálculo do imposto devido pelas empresas enquadradas no Simples Nacional. A principal alteração será a redução de 20 para seis faixas de alíquotas em um modelo progressivo de crescimento.
A medida tem gerado muitas discussões e pode ser benéfica para alguns, mas também resultar em uma carga tributária maior em algumas faixas, como explica Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná.
Sonora
Segundo Arruda, com as novas regras 75% das empresas enquadradas no Simples Nacional terão redução ou manutenção dos valores pagos. Já os outros 25% terão acréscimo de imposto em menos de 1%. Já o impacto da proposta apresentada pelo Governo do Paraná seria mais significativo no entendimento do parlamentar.
Sonora
De acordo com o projeto de lei do Governo do Estado, o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) passaria a ser determinado com base na tabela nacional, instituída em 2006, e não mais pela tabela estadual implantada em 2007 com redução nas alíquotas.
Para o deputado Anibelli Neto, o debate esclareceu algumas das principais dúvidas sobre as alterações nas regras do Simples Nacional e servirá de base na tentativa de garantir os benefícios já conquistados pelos empresários paranaenses.
Sonora
Durante o encontro foi aprovado um documento que sugere a inclusão de uma tabela no projeto de lei estabelecendo de maneira clara as alíquotas para cada faixa de faturamento.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.