Parlamentares participam de mobilizações de produtores de leite contra crise no setor Os deputados Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Leite, e Luis Corti (PSB), estiveram presente em atos públicos realizados no Sudoeste e na Cantu.

18/09/2023 11h11 | por Diretoria de Comunicação, com assessorias.
Lideranças unidas, em prol de soluções urgentes e definitivas que amparem os produtores de leite.

Lideranças unidas, em prol de soluções urgentes e definitivas que amparem os produtores de leite.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Lideranças unidas, em prol de soluções urgentes e definitivas que amparem os produtores de leite.

Lideranças unidas, em prol de soluções urgentes e definitivas que amparem os produtores de leite.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Lideranças unidas, em prol de soluções urgentes e definitivas que amparem os produtores de leite.

Na última sexta-feira (15), produtores de lei das regiões sudoeste e da Cantuquiriguaçu promoveram atos públicos que tiveram como pauta principal a crise do leite no país. As manifestações contaram com as presenças dos deputados Wilmar Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Leite na Assembleia, e Luis Corti (PSB).

O deputado Reichembach participou de um ato que começou em Espigão, com uma breve fala das autoridades, e seguiu com carreata até Quedas do Iguaçu, onde também teve pronunciamentos. Na ocasião o parlamentar destacou que a presença expressiva dos produtores reflete a gravidade que o setor está enfrentando.

“Temos que fortalecer essa corrente para levar a voz do produtor de leite para as esferas federal e estadual para termos melhorias, principalmente a federal que tem mecanismos para contornar a situação. Ninguém quer o preço exagerado do leite na prateleira do supermercado, mas o produtor não pode trabalhar no prejuízo. Temos que encontrar um equilíbrio e estamos unidos porque é uma causa de todos”, disse Reichembach.

Já o deputado Luis Corti se juntou aos produtores nas mobilizações que reuniram produtores, técnicos e lideranças nos municípios, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e também de Espigão Alto do Iguaçu. “Nós somos a favor da agricultura e da pecuária leiteira do Paraná. Por isso, fiz questão de estar nesses atos públicos levando nossa solidariedade ao produtor de leite, detalhando as ações que já realizamos em defesa da cadeira produtiva e defendendo maior rigor na fiscalização da importação de leite. O produtor sabe que tem em mim um defensor e que pode contar com nosso trabalho”, destacou.

Crise

A queda do preço do leite pago aos produtores, os custos elevados de produção e a importação de leite em pó são alguns fatores que desencadearam a crise do leite no país. Uma das principais causas da queda acentuada no preço pago pelo litro ao produtor é a importação excessiva de leite e derivados, principalmente de países do Mercosul. No primeiro semestre do ano o volume de leite importado ultrapassou a marca de 160 mil toneladas, superando em 260% as importações do mesmo período do ano passado, segundo dados da Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária. Com preços mais baixos, o produto de fora compete de forma desleal no mercado nacional.

Reunião

A crise foi o tema de uma reunião em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O deputado Corti liderou a comitiva do Paraná, que defende medidas rigorosas. Denúncias de reidratação industrial do leite em pó, o que é proibido no Brasil, também foram encaminhadas aos órgãos federais competentes para que possam fazer valer a lei e acabar com a concorrência desleal.

O Governo Federal também aumentou a tributação para compra de alguns derivados de outros países, retirou isenções para países de fora do Mercosul e autorizou a compra de leite nacional para distribuição a famílias em condição de vulnerabilidade.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4 bilhões de litros e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação