Do Legislativo para o Executivo. No último dia do Parlamento Universitário, Mesa Executiva e organização deixaram o Plenário por algumas horas rumo ao Palácio Iguaçu para serem recebidos pelo governador Beto Richa. Além de conhecer o projeto e conversar com os estudantes, ele abriu o gabinete de onde despacha para que os alunos pudessem conhecer o local e elogiou a Assembleia e a Universidade Federal do Paraná pela iniciativa.
(Sonora)
A “governadora/universitária”, (Sim, teve até uma governadora que mandou projeto do “Executivo para apreciação em Plenário”) Raíssa Assis, diz que o momento só acrescentou ao que ela considerou “dias pra lá de produtivos”.
(Sonora))
O Parlamento Universitário é um projeto que surgiu de uma parceria da Mesa Executiva, por meio da Escola do Legislativo da Assembleia e do Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 54 alunos de todos os períodos do curso de Direito passaram toda a semana (de 25 a 29)) exercendo o papel dos deputados estaduais. Trouxeram propostas em forma de projetos de lei e PECs (Propostas de Emendas à Constituição) para tramitar nas comissões e depois em plenário. E os autores defenderam cada uma delas com convicção. Tanto que foram dias de debates acalorados, posições diversificadas.... e muito, muito aprendizado, dizem os universitários/deputados. Lucas Pereira, do segundo ano, já faz planos para uma segunda edição ano que vem.
(Sonora)
E sobre a ida ao Palácio Iguaçu e estar na presença do governador, foi, para ele, mais uma grata surpresa.
(Sonora)
O diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, diz que o governador se dispor a receber os estudantes significa o reconhecimento do Poder Executivo ao projeto e complementa o trabalho prático dos estudantes.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.