Parlamento Universitário 2019 abre inscrições e apresenta novidades para este ano

09/05/2019 16h21 | por Kharina Guimarães
Podcast
A 4ª edição do Parlamento Universitário só acontece em julho, mas os universitários que desejam viver essa experiência já podem se candidatar a uma das vagas. O prazo para inscrições vai até o dia 24 de maio e, este ano, acadêmicos do interior do estado também terão a oportunidade de participar do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Os interessados devem acessar o site da Escola do Legislativo, clicar no ícone Parlamento Universitário e preencher a ficha de inscrição. Podem participar do projeto os universitários das dez instituições de Ensino Superior conveniadas para o Parlamento Universitário 2019. Pela primeira vez, a Unioeste, a UEL e a UEPG estão entre as universidades que terão representantes participando das atividades.

No Parlamento Universitário, os 54 acadêmicos selecionados simulam os trabalhos dos deputados estaduais, compondo Mesa Executiva e comissões permanentes e discutindo e votando projetos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância do projeto realizado pela Escola do Legislativo.

Sonora

Em 2017, o Parlamento Universitário foi o vencedor do 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo. Desde então, diversas Assembleias Legislativas de todo o País buscam se espelhar no projeto paranaense para incentivar a participação cidadão do jovem. Experiência que tem enriquecido a formação dos universitários, como destaca o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Sonora

Os inscritos passarão por um processo seletivo, comandado pelas universidades, entre os dias 5 e 28 de junho. Os nomes dos deputados universitários titulares e suplentes serão conhecidos no dia 1º de julho. O prazo para apresentação de projetos termina no dia 15 de julho e a simulação das atividades parlamentares acontece entre os dias 18 e 26 de julho.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação