Parlamento Universitário tem sua primeira sessão nesta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa Posse dos membros do Parlamento Universitário acontece às 9 horas. Evento será conduzido pelo próprio presidente da Alep, Ademar Traiano.

27/10/2017 16h21 | por Sandra C. Pacheco
Parlamento Universitário 2017.

Parlamento Universitário 2017.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Parlamento Universitário 2017.


Acontece nesta segunda-feira (30) a primeira sessão preparatória de posse do Parlamento Universitário, projeto de ensino, pesquisa e formação política centrado na simulação das atividades parlamentares e oferecido pela Escola do Legislativo da Assembleia paranaense a acadêmicos de instituições de ensino superior conveniadas com o Poder Legislativo. O evento tem início às 9 horas, no Plenário da Casa, e será conduzido pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), para quem iniciativas como essa aproximam a Assembleia da sociedade e chamam a participação popular na política, enriquecendo os debates e, consequentemente, a própria democracia.

A sessão segue o rito definido pelo Regimento Interno do Legislativo estadual. A programação da manhã encerra com uma rodada de conversas dos participantes com deputados. À tarde, a partir das 14h30, os estudantes poderão acompanhar nas galerias a sessão plenária. A atividade é opcional, assim como a que está prevista para o dia seguinte, terça-feira (31), às 14 horas, que é uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral. Os trabalhos se estenderão até o dia 10 de novembro, com atividades no período da manhã, a partir das 9 horas, de segunda a quarta-feira, e em período integral na quinta e na sexta-feira, a partir do mesmo horário. Ao final os participantes receberão certificados.

Este ano o Parlamento Universitário é composto por 17 alunos da UniCuritiba, dez da Unibrasil, cinco da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cinco da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), cinco da FAE, quatro da Universidade Positivo, quatro da Uninter e quatro da OPET. Além destes, que representam os 54 titulares da Assembleia, há também os suplentes e alunos do curso de Jornalismo dessas instituições, que simularão as atividades do Comitê de Imprensa da Alep, divulgando as atividades dos “parlamentares universitários”.

Programação – Na quarta-feira (1º), às 9 horas, no Plenário, tem lugar uma segunda sessão preparatória, desta feita para a eleição da Mesa Executiva e do ‘governador universitário’, que mais tarde encaminhará no mínimo uma e no máximo três mensagens à apreciação do Parlamento. Às 11 horas haverá uma reunião de lideranças para definição das comissões técnicas e à tarde, às 14 horas, a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, no Auditório Legislativo da Casa.

Com o recesso parlamentar do feriado de Finados, o Parlamento Universitário retoma as atividades na segunda-feira seguinte (6), com reunião da CCJ às 9 horas, para dar início à análise dos projetos inscritos pelos participantes até a última quinta-feira – 26 de outubro. Segue-se uma rodada de conversas com deputados às 11 horas. Às 14h30 os estudantes têm a opção de acompanhar das tribunas a sessão plenária. Na terça-feira (7), o período da manhã será dedicado às reuniões das comissões temáticas, começando pela CCJ, às 9 horas. Às 11h30 nova rodada de conversas com deputados, seguindo-se a opção de acompanhar a sessão da CCJ e a sessão plenária no período da tarde.

Na quarta-feira (9) a manhã será novamente dedicada a reuniões das comissões temáticas, sempre três, simultaneamente, e à rodada de conversa com deputados. Na quinta-feira as atividades se desenvolverão em tempo integral à partir das 9 horas, com a realização da 1ª sessão ordinária no Plenário da Alep. Às 13h30 tem início nova sessão ordinária, encerrando com uma reunião da CCJ às 17 horas.

Na sexta-feira (10) ocorre a 3ª sessão ordinária, às 9 horas, no Plenário. A 4ª sessão ordinária está marcada para as 13h30, e o encerramento do evento para as 18 horas.

Segunda edição – Esta é a segunda edição do projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná. No ano passado, entre os dias 25 e 29 de julho, 54 estudantes de diferentes períodos do curso de Direito da UFPR puderam viver o cotidiano dos deputados estaduais. Selecionados pela instituição de ensino, elaboraram projetos de lei, de resolução e propostas de emenda à Constituição (PECs), que foram depois examinadas, discutidas e votadas por eles durante a simulação.

O grupo participou de sessões preparatórias, organizou-se em partidos, bancadas e blocos parlamentares, sempre respeitando a proporcionalidade das siglas já representadas na Casa de Leis. Discursaram sobre temas de relevância para o Estado e em defesa das proposições em tramitação, conforme as regras estabelecidas pela organização do projeto, cuja prioridade é estimular o amplo debate de ideias e evitar o puro e simples proselitismo.

Com a experiência, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia e seu funcionamento, vivenciando o cotidiano muitas vezes frenético do Legislativo e compreendendo melhor como é o dia a dia do deputado, que vai além do comparecimento às sessões e da votação de matérias. Envolve preparação, conhecimento dos temas e cenários e muito trabalho. Foi o sucesso da primeira edição que levou a Escola do Legislativo da Assembleia a ampliar o projeto, abrindo-o a participação de outras instituições universitárias e outros cursos, além de Direito.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação