Pato Branco recebe o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná Proposta do deputado Luiz Fernando Guerra tinha sido aprovada no início de outubro na Assembleia Legislativa.

28/10/2020 15h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Lei 20363/2020 declara a cidade de Pato Branco como a Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná.Créditos: Rudi Bodanese / Acervo do Departamento de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na última terça-feira (27) a Lei 20363/2020, concedendo a Pato Branco o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná, reconhecendo o importante papel da cidade no setor tecnológico e desenvolvimento sustentável. A lei sancionada também prevê que seja inserida no calendário de eventos oficiais do Estado a comemoração do título durante a Semana de Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro.

A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), e aprovada no início de outubro. “Pato Branco investe em tecnologia há muito tempo e, sem dúvida, obter esse reconhecimento oficial de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná é muito importante, pois a cidade realmente tornou-se um polo regional de inovação, com repercussão nacional e internacional. Ao mesmo tempo os índices de desenvolvimento municipal apontam que o apoio à inovação foi o caminho certo a ser adotado, servindo de exemplo para todo o Estado”, reforçou o parlamentar.

Pato Branco é referência em tecnologia há alguns anos, se destacando como um polo regional de educação, com mais de 90 cursos e indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos. A ligação da cidade com a tecnologia iniciou-se há 20 anos, com a implantação do antigo Cefet, atual Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), e fortaleceu-se com a criação, no ano de 2013, da primeira Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

A vocação para a inovação tornou-se realidade com a instalação do Parque Tecnológico no município no ano de 2016. Atualmente a estrutura abriga 19 empresas incubadas, três em processo de instalação, além de cinco empresas nos laboratórios industriais, gerando 141 empregos, entre estagiários, empresários e funcionários.

Iniciativas empreendedoras também contribuíram para que o município se destacasse na área tecnológica, como a organização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, realizada desde 2013. O evento, o maior deste tipo no Estado, é uma iniciativa de diversas entidades e mostra a produção científica, tecnológica e as inovações geradas em Pato Branco nesta área. No ano de 2017 em paralelo à Inventum, a cidade foi a primeira do interior de um país a abrigar a Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, no formato de Campus Weekend.

Destaque - A tecnologia e a inovação fazem parte do dia a dia dos pato-branquenses, que têm à disposição internet livre e árvore digital na praça central; o programa Clique Conhecimento, com tablets para alunos dos 4º e 5º anos; rede de fibra ótica, prontuário eletrônico integrado na Saúde; oficinas de robótica nas escolas; obras de mobilidade urbana; inovação na coleta do lixo; entre outras iniciativas.

Por esses e outros motivos, Pato Branco é reconhecida, desde 2015, como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais; e foi considerada a quinta cidade mais inteligente do País em 2017, segundo um ranking elaborado pela Urban Systems divulgado pela Revista Exame, considerando municípios com até 100 mil habitantes. Cidades inteligentes é um conceito que vem ganhando força em todo o mundo nos últimos anos. A proposta envolve o desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores, com o uso da tecnologia, e que ajudam a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento à saúde, a qualidade do ensino e o desenvolvimento urbano.

As conquistas do investimento feito em inovação dão frutos ao longo dos anos. Pato Branco é hoje uma das cidades mais desenvolvidas do País, ocupando as primeiras colocações em diversos rankings divulgados anualmente. Entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2015, a cidade ocupava a 7ª posição do Paraná e a 51ª posição nacionalmente. O índice tem como base principal de análise as áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda. No IFDM mais recente, divulgado em 2018, e que avaliou o desempenho referente ao ano de 2016, o município conquistou o 4º maior IFDM do Estado e subiu para a 19ª colocação nacionalmente.