Pato Futsal poderá ser declarado de Utilidade Pública estadual O tradicional time de Pato Branco é o atual campeão paranaense da Série Ouro de Futsal e é a primeira e única equipe paranaense campeã da Liga Nacional de Futsal – LNF.

12/03/2020 09h48 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O projeto de lei 152/2020, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, declara a equipe do Pato Futsal (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Amador – Lavarda Esportes) como sendo de Utilidade Pública Estadual.

O título de Utilidade Pública estadual, conforme o projeto apresentado na sessão dessa quarta-feira (11), servirá “para que a modalidade de futsal volte a ser destaque a níveis regional, estadual e nacional. É fundamental atrair investimentos privados e parcerias com instituições que procuram engrandecer o nome da cidade de Pato Branco através do esporte. O projeto Pato Futsal, visa a participação da equipe pato-branquense nas principais competições, buscando divulgar, promover e resgatar a tradição do futsal de Pato Branco, cidade que se tornou uma referência do futsal paranaense pelas inúmeras conquistas de suas equipes a nível estadual e nacional”, justificou o parlamentar.

Conforme o grito da sua torcida: “nós somos o Pato Futsal, uma só paixão!”, declarou entusiasmando o deputado Guerra.

De acordo com o autor da proposição, “o projeto Pato Futsal, iniciado em 2010, surgiu com o objetivo de engradecer o nome da cidade de Pato Branco, através da formação, preparação e manutenção de uma equipe de futsal de alto nível”. O parlamentar destacou que “em oito anos de existência, as equipes do Pato Futsal já realizaram 579 jogos, dos quais, 278 na cidade de Pato Branco, com um público aproximado de 120.000 mil pessoas. Fora de casa, foram 301 jogos, levando o nome de Pato Branco e de seus patrocinadores a aproximadamente 60 diferentes cidades.

Deste total, 287 jogos pela equipe adulta masculina, 22 jogos pela equipe feminina adulta, e 270 jogos pelas categorias de base”, destacou o deputado Luiz Fernando Guerra.

A justificativa da matéria descreve que esse reconhecimento oficial se justifica diante do projeto social desenvolvido pela entidade associativa que promove competições esportivas, difunde e incentiva a prática e o ensino da modalidade futsal.

Dentre seus objetivos está o fomento do esporte amador, captando recursos para o desenvolvimento de Projetos de Futsal e demais modalidades olímpicas e a promoção, participação e desenvolvimento de campanhas filantrópicas e assistenciais nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública, exemplifica o deputado.

O parlamentar frisou ainda que o presidente e idealizador do projeto Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda mais conhecido como Lavardinha, é um grande nome no esporte do Estado que, após deixar de jogar profissionalmente em 2008, começou a idealizar o projeto do time, procurando resgatar a tradição do futsal de Pato Branco, dando sequência ao legado deixado por seu pai.

A equipe foi protagonista da grande e inédita façanha de conquistar o Paranaense de Futsal SÉRIE OURO, a principal competição da modalidade no estado, primeiro jogo da história de uma final paranaense transmitido ao vivo para todo Brasil pelos canais SPORTV, e a Liga Nacional de Futsal, quando o time se tornou a primeira e única equipe paranaense campeã competição, o que contribuiu para ser eleito, em 2018, o 5º melhor time de futsal do mundo pela Umbro Futsal Awards.

Pato Basquete - Através de outro projeto de lei (570/2019) também de iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra, aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi concedido o título de Utilidade Pública à equipe do Pato Basquete (Associação Basquetebol Arte de Pato Branco), com sede no Município de Pato Branco, através da lei 20.029/2019.