Pedro Ivo Apresenta Projeto de Escola Técnica Em Brasília

08/08/2007 17h31 | por Jornalista responsável: Mariane Antunes / 41 3350-4086
No último dia 26 de julho o deputado Pedro Ivo reuniu a sociedade organizada de União da Vitória e Porto União no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL para apresentar um diagnóstico da região sul do Paraná e norte Catarinense e convidar uma comitiva a fazer parte de uma reunião que se realizou no dia 02 de agosto em Brasília. O levantamento dos dados da região, bem como o diagnóstico completo foi elaborado pela equipe do gabinete do deputado Pedro Ivo. Esse trabalho revelou que o sul do Paraná possui um diferencial do resto do Estado, principalmente na questão das águas, flora, cultura e população rural, formada na sua grande maioria por agricultores que vivem em regime familiar. Os municípios em torno de União da Vitória e Porto União possuem uma população de 284.467 habitantes, sendo que para toda essa população existem apenas 648 vagas em universidade gratuita, o que corresponde a 0,22%. Um outro fator que diferencia a região é uma grande concentração de nascentes de águas. O Estado possui 6 grandes bacias hidrográficas, sendo uma composta pelos rios que se dirigem para o mar e as outras cinco compostas pelos rios que se dirigem para o interior. Destas cinco, quatro irão compor a grande bacia do Paraná, sendo que o Tibagi, Ivaí e o Piquiri nascem na região Centro-Sul e a cabeceira desses rios nascem a partir das águas da Serra da Esperança, e a bacia do Iguaçu, quando passa na região em que é alimentado pelas águas da Serra da Esperança, tem sua vazão dobrada.BRASÍLIAO encontro realizado em Brasília foi uma iniciativa dos deputados Pedro Ivo e Ângelo Vanhoni. Foram convidados para esse encontro a representação política da região: Deputado Federal Ângelo Vanhoni, Deputado Federal Carlito Merss, Deputado Federal Airton Bernardo Roveda, Presidente da Amsulpar, Associação dos Municípios do Sul do Paraná, Juares Vicente Martins Ferreira, prefeito do município de União da Vitória, Hussein Bakri, Prefeito do Município de Porto União, Renato Stasiak, representante da Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória, Gilmar Jarentechuk, representante da Câmara Municipal de Vereadores de Porto União, Anísio de Souza, Chefe do Núcleo Regional de Educação da região de União da Vitória José Jackiw, Presidente da APP Sindicato de União da Vitória, Célio Valter Mendes, representante da Apae de União da Vitória, Sandra Mendes, presidente da Associação Comercial e Industrial, Salete Rodrigues de Melo, representante do Sindicato Patronal do Comércio, Jorgnes Spaki. No MEC o grupo foi recebido pelo secretário Elieser Pacheco e pelo assessor do MEC, ex-deputado pelo PT, Irineu Colombo. De acordo com o deputado Pedro Ivo, nesse primeiro momento o objetivo foi sensibilizar a equipe técnica do MEC da importância e viabilidade da abertura do CEFET em União da Vitória. O estudo apontou fatores que justificam esse pedido, “tendo em vista toda a complexidade que é conviver num ambiente em que é preciso conciliar os interesses econômicos, pois somos responsáveis por 18,6% da produção de portas do país; interesses sociais: entre as 18 regionais do Estado, somos a 5ª em percentual de população rural; e interesses ambientais, pois em nossa região se preservam os últimos remanescentes de floresta nativa do Estado do Paraná”, ressaltou. Após a explanação do deputado Pedro Ivo, o professor Elieser Pacheco falou sobre a política do Governo Federal que prevê a instalação de 150 escolas técnicas no Brasil, sendo que 6, já definidas, serão implantadas no Paraná. Porém, diante do apoio dos municípios na doação dos terrenos e alguns, inclusive na doação dos prédios, se vislumbra uma possibilidade de abertura de mais 30 escolas, além das 150 previstas, o que, segundo Pacheco pelas evidencias técnicas apresentadas, contempla União da Vitória. O prefeito Hussein Bakri se manifestou oferecendo, se fosse o caso, não só o terreno para implantação da escola, mas também a construção do prédio, o que levou os presentes a aplaudir a iniciativa. Da mesma forma, se pronunciaram os deputados federais Airton Bernardo Roveda, Carlito Merss e Ângelo Vanhoni que buscou de forma mais enfática o comprometimento do secretário com a nossa região, o qual de pronto mostrou-se sensibilizado com a causa. Segundo avaliação do deputado Pedro Ivo o encontro foi positivo e mostrou que “com projetos definidos e argumentação como essa que foi elaborada pelo seu gabinete é possível tornar o nosso sonho realidade”. O deputado federal Angelo Vanhoni destaca que os resultados são promissores em direção a mais uma conquista na área educacional para o Paraná. "Esta ação busca desenvolver as vocações econômicas próprias dos dois municípios e de seus vizinhos, qualificando a mão-de-obra local e reduzindo a evasão de jovens rumo aos grandes centros urbanos", disse.