Pedro Paulo Bazana trouxe à Assembleia Legislativa a experiência das APAES Defensor da pessoa com deficiência e primeiro suplente de sua coligação, o parlamentar apucaranense que não se reelegeu no último pleito tem expectativa de retorno.

05/01/2023 11h13 | por Trajano Budola
Deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

Deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

Na condição de primeiro suplente após o pleito de 2022, o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) está expectativa de retornar à Assembleia Legislativa do Paraná na próxima legislatura, principalmente após o convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao deputado eleito Marcelo Rangel (PSD) para assumir a Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital. Ocupando uma cadeira desde 2021, ele fez do seu período no parlamento uma ferramenta de apoio aos direitos da pessoa com deficiência no estado.

“Em pouco mais de um ano no Poder Legislativo, os resultados foram muito positivos. Eu que atuo na causa das pessoas com deficiência vi muitos ganhos às mais de 400 instituições atendidas pelo Governo do Estado”, diz. “Alguns deputados eleitos foram chamados para compor secretarias de Estado e eu devo retorno para continuar o trabalho”, explica.

O deputado participou de comissões temáticas e apresentou mais de 30 projetos de leis que tramitam na Assembleia Legislativa. “Tenho o projeto que cria o Fundo da Pessoa com Deficiência e o que garante 2% das vagas de servidores no Poder Legislativo para pessoas com deficiência. Também requerimentos para beneficiar a população de Arapongas”, afirma.

Perfil

O deputado Pedro Paulo Bazana, natural de Arapongas no Norte do estado, foi vice-prefeito do município de 2013 a 2016. Ele é formado em Administração e pós-graduado em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Ele tem 58 anos de idade e é casado há 29 anos. Ele já presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapongas.

A luta pelas pessoas com deficiência já dura 18 anos. Em 2011, foi indicado para ser vice-presidente da Federação das APAES do Paraná e seguiu no cargo por três mandatos, com indicação para ser presidente. Atualmente, Bazana atua como diretor social da Federação.

Em 08 de novembro de 2021, tomou posse para seu primeiro mandato como deputado estadual, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o convocou como suplente para assumir a cadeira de parlamentar.

No dia da posse, em um discurso emocionado, Bazana relembrou a infância simples e as dificuldades que enfrentou. “Um dia, ainda menino, fui engraxate e hoje ocupo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná”, destacou.