Pela primeira vez projeto apresentado por alunos vai passar por comissões na Assembleia e pode virar lei Os estudantes e seus orientadores participaram da sessão plenária e entregaram ao presidente da ALEP, Ademar Traiano, 31 propostas de lei.

16/11/2015 18h40 | por Rossano Ribas

Créditos: Brunno Zotto

A Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta segunda-feira (16) alunos da rede pública de ensino, que entregaram os 31 projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes com orientação dos professores. A Mesa Executiva da Casa, através do seu presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou que pela primeira vez no Paraná um projeto apresentado por estudantes vai tramitar nas comissões e pode virar lei.

O presidente Traiano fez o anúncio durante a sessão plenária desta segunda-feira e destacou que a iniciativa do projeto Geração Atitude é fundamental para despertar o interesse do jovem pela vida política. “É um projeto que visa promover debates e a integração entre o Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário e Executivo para, no final, termos a participação de todos”. “É uma iniciativa diferente para que possamos mudar a imagem do Poder Legislativo não só do Paraná, mas de todo Brasil. A vinda dos alunos e professores para esta Casa acrescenta muito, para que possam nos ajudar na mudança de conceito do Poder Legislativo, porque nós só vamos mudar as coisas nesse país a partir do momento do despertar da consciência política que começa nos bancos escolares”, afirmou o deputado.

A aluna de Maringá, Fabyana da Silva, de 16 anos, representou os colegas que tiveram seus projetos selecionados. Na cerimônia de entrega ela destacou a importância da iniciativa que dá oportunidade para o aluno ter acesso e conhecimento em relação às questões políticas. “Enquanto as pessoas falam que os jovens são o futuro da nossa sociedade, isso não é bem verdade, nós somos o presente. Com todas as oportunidades que nós temos no colégio e com as Caravanas, estamos formando o nosso futuro. A gente é o presente e temos nossos direitos garantidos pela Constituição. Estamos aqui para lutar por um país melhor e vocês que nos representam, têm que nos apoiar”, declarou Fabyana.

O promotor de Justiça Eduardo Cambi disse que a possibilidade de receber alunos do Paraná todo em um evento para discutir política e cidadania é a melhor possível. “Vejo jovens animados com a possibilidade de conhecer os três Poderes e, acima de tudo, poder participar e interagir como cidadãos no processo político de elaboração e aprovação de leis. Esperamos que o Geração Atitude continue crescendo com mais pessoas, parcerias e estrutura, para que possamos dar mais oportunidades a todos os jovens”, concluiu o promotor. Estiveram presentes à solenidade a professora Monalisa de Lourdes Serpe, da Secretaria de Estado da Educação, e o secretário para Assuntos da Juventude, Edson Lau Filho.

Geração Atitude – A elaboração dos projetos é uma das etapas do programa “Geração Atitude”, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, com trabalho conjunto da Assembleia Legislativa, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Educação. O Geração Atitude tem também o apoio da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), do Governo do Estado.

Os alunos vencedores da etapa do Geração Atitude são dos municípios de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul, Loanda, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Maringá, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Colombo e Fazenda Rio Grande.

O “Geração Atitude” tem como objetivo principal orientar os estudantes sobre as funções dos poderes e apoiar a formação cidadã, estimulando a participação dos jovens no processo político e social. Entre os meses de setembro e outubro foi realizado em todo o Paraná o concurso “Caravana da Cidadania”, que faz parte do projeto Geração Atitude, onde os 31 melhores “Projetos de Lei” elaborados por estudantes da Rede Pública de Ensino foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação.

Os ganhadores receberam como prêmio uma viagem a Curitiba entre os dias 15 e 17 de novembro. Cada um dos 31 alunos virá acompanhado de um professor orientador, formando um grupo de 64 pessoas. Durante a visita a Curitiba, que começou neste domingo (15), o grupo conhecerá o funcionamento do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O projeto é dividido em três ações principais: Geração na Escola, Caravana da Cidadania e Gincana da Cidadania. O Geração Atitude é desenvolvido em 160 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação. O projeto permite a participação de todas as escolas interessadas. Todas as ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A intenção é que os estudantes, compreendendo melhor esses assuntos, possam tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação