Pentacampeão Kléberson recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná O jogador, que atuou no Athletico e teve uma participação brilhante na conquista da Copa do Mundo no Japão, agora é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná.

15/04/2024 16h35 | por Nádia Fontana
Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (15).

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (15).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Homenagem ocorreu no inicio da sessão plenária desta segunda-feira (15).

O reconhecimento merecido e significativo pela contribuição excepcional ao esporte e à comunidade motivou a Assembleia Legislativa do Paraná a prestar uma homenagem especial ao jogador Kléberson, que teve uma brilhante atuação no Athletico paranaense e na Seleção Brasileira. Na tarde desta segunda-feira (15), durante a sessão ordinária realizada no Plenário, o atleta, que se aposentou dos campos em 2017, recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná, uma iniciativa da deputada Marli Paulino (Solidariedade), aprovada por unanimidade pela Casa de Leis.

“É uma imensa satisfação prestar essa justa e merecida homenagem para ele que nos proporcionou tantas alegrias. Para quem é coxa-branca, como eu, também trouxe algumas tristezas”, brincou a parlamentar. “Mas, essa celebração é para além do futebol. É reverenciar este exemplo de cidadão paranaense que veio de uma família humilde, como muitos de nós, e ganhou o mundo acreditando no seu sonho e que era possível alcançar”, frisou Marli Paulino. A deputada destacou que “hoje, para retribuir tudo que o esporte lhe proporcionou, ele desenvolve um importante projeto social para oportunizar a formação integral, desenvolvimento e protagonismo de crianças e adolescentes carentes”.

Na opinião do deputado Marcel Micheletto (PL), 1º vice-presidente da Assembleia, que presidiu a cerimônia de homenagem, a trajetória, o talento de um atleta como o Kléberson, honra os paranaenses. “É uma homenagem merecida a um jogador que foi exemplo, que só deu orgulho aos paranaenses”, sublinhou. Micheletto lembrou ainda que seu saudoso pai estava no estádio Internacional de Yokohama, no Japão, quando, num feito inédito no futebol mundial, há cerca de 20 anos a Seleção Brasileira conquistava o pentacampeonato da Copa do Mundo: “O Kléberson teve uma participação importante na conquista deste título. Meu saudoso pai (deputado federal Moacir Micheletto) estava lá e viveu esse momento tão significativo para todos os brasileiros”, relatou, emocionado.

O paranaense de Uraí era apenas um garoto de 22, que havia se destacado em 2001 no título brasileiro do Athletico, quando foi chamado por Felipão para integrar o grupo recheado de craques que iria à Ásia tentar a conquista do Penta. “Me sinto aqui como numa final de Copa do Mundo”, afirmou Kléberson, ao agradecer a homenagem. Ele, apelidado carinhosamente pelos colegas de time de “Xaropinho”, falou, brevemente, sobre sua trajetória vitoriosa: “Como atleta pude fazer o máximo possível em campo. Agora, quero retribuir aos paranaenses todo o apoio, todas as oportunidades que recebi”, declarou.

Qualidade de vida

Kléberson retornou recentemente ao Paraná, depois de atuar na Europa e nos Estados Unidos, e está implementando um projeto que tem o intuito de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. A prioridade é atuar em áreas de vulnerabilidade social, oferecer o lazer e interatividade social. Seu sonho é atingir todas as cidades paranaenses. O projeto está iniciando na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e busca também oferecer uma formação integral, com aulas de inglês, educação financeira e inclusão social na esfera da tecnologia, por meio da linguagem de programação, robótica e games digitais. Visa ainda dar acesso à tecnologia para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades de conhecimento, para que no futuro possam optar pela área tecnológica. O público alvo são crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 15 anos. “Durante os cerca de dez anos que morei nos Estados Unidos e nos quatro anos que atuei na Europa aprendi muito, conheci muitos projetos, percebi como é importante incentivar a formação das crianças, dos jovens. Temos muitos talentos aqui”, comentou.

Participaram da entrega do título a conselheira Clara Christina Pompeo Guimarães, do Club Athletico Paranaense (CAP), membro honorária e fundadora da Fundação Club Athletico Paranaense (FunCap); o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; deputados, familiares e amigos.

Quem é

José Kléberson Pereira nasceu no município de Uraí, em 19 de junho de 1979, e iniciou sua carreira no Paraná Soccer Technical Center – PSTC, Clube de Londrina, tendo logo em seguida passado às categorias de base do Athletico paranaense em 1998. Em 1999 estreou no time principal do Athletico, tendo sido campeão paranaense nos anos de 2000, 2001 e 2002. Também recebeu o título inédito, no Campeonato Brasileiro de 2001, frente ao São Caetano; atuou como lateral direito, volante, meio-campista e, até mesmo, atacante, recebendo a Bola de Prata da Revista Placar, e foi conceituado como um dos melhores meias do campeonato daquele ano. Importante mencionar que foi ganhador do prêmio Bola de Prata da ESPN de 2001. 

Sua atuação no Athletico ganhou visibilidade e o levou à Seleção Brasileira, no ano seguinte, a tempo de ser incluído entre os vinte e três convocados por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002.  Inicialmente, ficou no banco de reservas. Porém, rapidamente, Kléberson ganhou espaço nas fases decisivas, principalmente após fazer a jogada do segundo gol brasileiro nas oitavas-de-final, na dura partida contra a Bélgica.  Desta forma, Kléberson fez parte do plantel da Seleção Brasileira, e é o autor do passe que culminou no segundo gol de Ronaldinho, e que propiciou o Brasil chegar ao título de pentacampeão mundial de futebol ao Brasil.

Depois da copa do mundo de 2002 foi vendido para o futebol europeu, onde jogou no Manchester City, destacando-se também na Europa. Após alguns anos retornou ao Brasil, e jogou no Flamengo em 2008, tendo ajudado o time a conquistar o campeonato carioca, sendo tricampeão pela quinta vez. Jogou também na seleção de Dunga na Copa da África do Sul, depois de ser campeão em 2009 pelo Flamengo. Em 2011, a equipe rubro-negra confirmou o empréstimo do jogador ao Athletico Paranaense, clube que o revelou.  Em 2012, ao fim do empréstimo de Kléberson ao Athletico o jogador retornou ao Flamengo. No dia 21 de junho de 2012, aceitou a proposta de rescisão de contrato feita pelo Flamengo, tendo sido contratado pelo Bahia no dia 28 de junho daquele mesmo ano. Em março de 2013, Kléberson foi envolvido em uma troca com Freddy Adu, que acertou com o Bahia. Sendo assim, Kléberson foi defender o Philadelphia Union. Logo depois (2014), assinou com o Indy Eleven, time que disputa a segunda divisão norte-americana, a North American Soccer League (NASL). Em 2016, o jogador foi anunciado pelo Fort Lauderdale Strikers, time que tem como proprietário Ronaldo Nazário e que disputa a NASL (North American Soccer League). No ano seguinte, decidiu encerrar sua carreira como jogador.

Ao vivo

O título de Cidadão Benemérito entregue ao jogador Kléberson, depois de aprovado pela Assembleia por unanimidade, foi transformado na Lei 21.891/2024, ao ser sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O diploma, assinado pelo Governador; pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano; e pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça, é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos paranaenses que se destacam pelos relevantes serviços prestados no estado.

Além do título de Cidadão Benemérito, o Poder Legislativo também faz o reconhecimento público do trabalho de personalidades com a concessão do título de Cidadão Honorário. Para uma proposta ser aprovada é necessário atender a uma série de critérios estabelecidos através da Lei Estadual 13.115, de 15 de fevereiro de 2001. O título de Cidadão Benemérito é oferecido às personalidades nascidas no estado onde a homenagem será conferida, no nosso caso, aqui no Paraná. Já as pessoas que nascem em outro estado brasileiro se tornam Cidadãos Honorários.

O vídeo registrando o momento da homenagem ao jogador Kléberson, transmitido ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, está disponível no canal do YouTube da Assembleia. Para assistir é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=dRfqVOJA-cA

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação