Péricles de Mello preside reunião para tratar do regimento interno do ConPaz

03/04/2013 15h25 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Péricles de Mello (PT) coordena reunião da ConPaz

Deputado Péricles de Mello (PT) coordena reunião da ConPazCréditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Péricles de Mello (PT) coordena reunião da ConPaz
Para discutir adequações no projeto de regimento interno do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz), reuniram-se na manhã desta quarta-feira (3), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, representantes de diversos segmentos religiosos, associações comunitárias, entidades culturais e representativas das mulheres, das populações indígenas e defensoras dos direitos das minorias. Sob a coordenação do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura da Casa, os participantes do encontro apresentaram sugestões com o objetivo de aperfeiçoar o texto em debate, ao mesmo tempo em que se constatou a necessidade de ampliar as ações voltadas à mobilização da sociedade em defesa da convivência respeitosa e fraterna com a diversidade em suas variadas manifestações.

Outros temas que mereceram análise foram o planejamento da semana e a configuração do prêmio da cultura da paz, que pretende homenagear figuras e instituições que se destacarem na difusão desse propósito. O deputado Péricles de Mello informou que o lançamento do ConPaz, inicialmente previsto para o próximo dia 15 de abril, será adiado, de modo a permitir que os trabalhos avancem um pouco mais na definição de projetos e de ações concretas visando estabelecer um eixo de atuação e uma agenda de atividades. Comissões estão sendo criadas com o objetivo de agilizar as tarefas a que o movimento se propõe e que são consideradas indispensáveis à sua consolidação.

Péricles reforçou que a finalidade do ConPaz, aprovado pela Assembleia Legislativa em agosto do ano passado, é contribuir para a promoção de políticas públicas que incentivem a tolerância e a convivência respeitosa entre as pessoas, levando em conta as demandas de um mundo cada vez mais diverso de culturas, tradições e costumes. Seu papel é estimular o respeito à vida, o fim da violência e da intolerância, propondo e assessorando atividades comunitárias, parlamentares e governamentais pela paz, além de desenvolver estudos e promover debates sobre a Cultura da Paz.

Participaram da reunião desta quarta-feira o presidente da Federação Umbandista do Paraná, Paulo Vieira; a presidente da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (Ciranda), Ana Paula Salamon; Rose Mary Gimenez, do Centro de Estudos Budistas Bodsativa (CEBB); Patrício Duprat, da Unipaz; a vice-presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas – Região Sul, Jovina Renh-gá de Oliveira; Fabiana Valentina da Silva, representante da Associação Beneficente Afro-Brasileira São Gerônimo, de Colombo; a produtora cultural Jussara Nascimento; e a militante da Cultura da Paz Radha Lopes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação