A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira, dia 11, requerimento do deputado estadual Péricles de Mello (PT) que solicita ao governo do Paraná o pagamento de um adicional de pelo menos 15% sobre o salário dos professores da educação básica do ensino público, ao concluírem o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O requerimento será encaminhado para a avaliação do secretário de Educação, Maurício Requião.Péricles disse aos parlamentares que, após um longo período de dedicação à carreira, os professores lotados na última fase do Nível II estão aptos a passar para a Classe 1 do Nível III, de acordo com tabela de vencimentos dos professores com jornada de trabalho de 20 horas. Sendo essa uma fase de transição importante para o profissional da educação, Péricles sugere no requerimento que o governo avalie a viabilidade do adicional, sem que seja preciso, nesse momento, alterar o plano de carreira dos professores da educação básica. “Esse acréscimo pode ser o equivalente ao estipulado pelo plano de carreira das universidades públicas ao professor com título de especialização, que recebe 15% de aumento sobre o vencimento”, afirmou o deputado. No caso da educação básica, o professor que se encontra no Nível II – Classe 11, que também tem formação de especialista, com salário de R$ 1.227,27, passa para o nível III – Classe 1, com um salário de R$ 1.288,64. Um aumento de R$ 61,37, o que representa 5% a mais. Nessa fase são atendidos diretamente 1.200 educadores pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM), conforme o Plano de Carreira dos Professores do Paraná. O deputado lembrou que o atual Plano de Carreira muito contribui com o aperfeiçoamento profissional contínuo e a valorização do professor. Segundo Péricles, são incentivos que se caracterizam como um avanço para o ensino público paranaense e para os profissionais que ao longo da vida se dedicam exclusivamente à carreira docente.Péricles justificou o pedido destacando que, assim como em outros setores, a progressão da carreira de professores de universidades públicas tem o chamado mérito acadêmico. Quando graduados com um título de mestre ou de doutor, recebem uma remuneração denominada de Adicional Titulação que varia de 45% a 75%, referente ao salário inicial, respeitando as classes e os níveis de promoções durante a carreira acadêmica. “Sugiro que esse seja um caminho inicial para que o governador do Paraná e o secretário de Educação reflitam sobre uma medida que vai servir de estímulo à dedicação de toda uma categoria de professores da educação básica”, finalizou o deputado.