Péricles Propõe Programa de Leitura Extracurricular

14/08/2007 10h42 | por Assessoria de Imprensa: Luis Otávio Dias / 41 9621-2141 / 3350-4250
O deputado estadual Péricles de Mello (PT) apresentou nesta segunda-feira (13), à mesa executiva da Assembléia Legislativa, projeto de lei que institui um programa de leitura de jornais e revistas como atividade extracurricular em sala de aula, para alunos da rede pública do ensino fundamental e médio do Paraná. De acordo com o projeto de Péricles, jovens e adolescentes serão orientados e estimulados ao hábito da leitura, com acesso a conhecimentos gerais como fatos políticos, econômicos, científicos, educacionais e culturais, de repercussão local, nacional e internacional.Para o deputado, essa é uma atividade que vai colaborar com o desenvolvimento do senso crítico dos alunos com a análise de fatos da vida cotidiana dos cidadãos. Conforme consta no projeto, a leitura dos periódicos não se constituirá em disciplina específica, mas como atividade extracurricular, sendo realizada de forma interdisciplinar e complementar aos conteúdos programáticos das diversas disciplinas do currículo escolar, a partir da 5ª série do ensino fundamental e nas demais séries do ensino médio.“Trata-se de uma leitura programada com acompanhamento dos professores, o que permite um melhor desenvolvimento cultural dos alunos, proporcionando mais qualidade no aprendizado”, justifica o deputado.O projeto prevê ainda que a Secretaria de Estado da Educação ficará responsável pela capacitação dos professores para a correta utilização dos jornais e revistas durante as atividades em sala. As escolas devem receber diariamente, pelo menos um veículo de circulação local e regional. Para isso, a Secretaria de Educação fica autorizada, através de licitação, a contratar empresas que forneçam jornais e revistas. Péricles diz que o hábito da leitura durante a formação escolar do jovem desenvolve a consciência de uma formação mais crítica sobre o mundo. Segundo o deputado, a prática constante da leitura pode formar gerações mais convictas de suas decisões e ajudar na escolha da carreira universitária e profissional.

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