Plano inédito de Promoção da Igualdade Racial fez aumentar em 37% número de vagas para negros no Paraná

02/05/2022 17h37 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva, detalhou avanços a partir da implementação do Plano, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (2).

Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva, detalhou avanços a partir da implementação do Plano, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (2).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva, detalhou avanços a partir da implementação do Plano, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (2).

 

Responsável pela implementação do Plano de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Paraná, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), criado em 2013, é tripartite. Formado por 14 membros da sociedade, 14 integrantes do Governo e dois parlamentares: Goura (PDT) e Tadeu Vaneri (PT), mas foi do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) a iniciativa de convidar Saul Dorval da Silva, presidente do Conselho, para usar a Tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, no início da sessão plenária desta segunda-feira (2), no horário do Grande Expediente. Romanelli citou Nelson Mandela no discurso, para defender que não há espaço para a indiferença. 

(Sobe som)

Saul, que veio acompanhado de integrantes do Conselho, tanto do Governo, como da sociedade, detalhou como está funcionando o Plano e os avanços obtidos a partir dele, que foi criado para combater o racismo contra minorias: negros, (quilombolas, indígenas e ciganos), como por exemplo o aumento de mais de 30% nas vagas de trabalho para negros no estado.

(Sonora)

 O Paraná é o único estado do país a ter um Plano nesses moldes. A ideia é levar a Caravana da Igualdade Racial a todos os municípios paranaenses.  No Paraná, são três milhões de negros, 28% da população do estado. O Movimento negro conta com 75 mil militantes no estado e 700 mil no país.

 Para Saul Dorval, ter o apoio tanto do Governo como da Assembleia tem sido fundamental para o fortalecimento do Conselho e do Movimento Negro.

(Volta sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação