Política Estadual de Valorização da Vida nas escolas do estado é aprovada em segundo turno

12/04/2022 17h45 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.

Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputados aprovam projeto que prevê ações de valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.

Quadros de depressão e ansiedade podem estar relacionados aos casos de autolesão em jovens em idade escolar. Estima-se que um a cada cinco adolescentes já tenha praticado o ato contra o próprio corpo pelo menos uma vez na vida. Para prevenir essas ocorrências, o deputado Paulo Litro (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná, votado em segundo turno na sessão desta terça-feira (12), que institui a Política Estadual de Valorização da Vida nas instituições de ensino do estado. Na justificativa, a proposta “visa a defesa incondicional da vida, mediante o fortalecimento da autoestima e a solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos vivenciados pelos jovens da rede estadual de ensino”.

O alerta também é para a toda a comunidade escolar a respeito da realidade emocional dos alunos para a necessidade da prevenção.

Entre as diretrizes do programa estão, por exemplo, o fornecimento de indicadores à comunidade escolar sobre situações que caracterizem ansiedade ou depressão; prestar orientação especializada às equipes técnico-pedagógicas e professores; melhorar o vínculo afetivo entre toda a comunidade escolar; utilizar estratégias para prevenção e promover a cidadania e o resgate dos direitos humanos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação