Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba são apresentadas em palestra na Assembleia Legislativa

18/05/2023 13h56 | por MARIA EDUARDA BUCHI
Podcast Durante a apresentação, Elenice Malzoni tratou das ações da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Durante a apresentação, Elenice Malzoni tratou das ações da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba no enfrentamento à violência contra as mulheres.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O segundo momento do 4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná trouxe as experiências da capital sobre a garantia dos direitos para as mulheres no município. Apresentada pela Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba, a palestra da assessora Elenice Malzoni tratou das ações da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba no enfrentamento à violência e mudança de comportamentos.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD) fez um balanço do primeiro dia do encontro apontando que foi um dia histórico com quase 300 mulheres que que trocaram experiências e compartilharam histórias de sucesso e superação das mulheres em seus municípios e hoje as ações de Curitiba e da Casa da Mulher Brasileira na capital do Paraná”.

A palestra, além dos participantes presenciais, foi assistida online em 74 municípios do Paraná, onde a assessora Elenice mostrou as ações voltadas ao enfrentamento das violências contra a mulher, defesa de direitos, fortalecimento ao protagonismo e a autonomia e a sensibilização da sociedade quanto à equidade de gênero.

SONORA Elenice Malzoni -Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba

Também apresentou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres, ressaltando que este plano foi alvo de ampla consulta pública, com o objetivo de ampliar a participação feminina na elaboração do documento que estabelece uma série de diretrizes para o setor.

Segundo o órgão municipal, Curitiba tem em média 600 medidas protetivas mensais decretadas pelos órgãos da Justiça. No Brasil, de cada cinco mulheres, quatro já sofreram algum tipo de violência, por isso a importância de se estruturar as procuradorias da mulher nos municípios, os conselhos municipais, as delegacias especializadas, pois é na localidade onde as mulheres vivem que se identificam os abusos e descumprimentos dos direitos.

A procuradora municipal da Mulher e vereadora de Campo Mourão, Nayani Salvadori descreveu que desde que foi fundada a Procuradoria no município, buscou-se primordialmente a reestruturação da rede de proteção a mulheres em situação de violência. “Hoje temos uma delegacia específica estruturada, reabrimos a Casa Abrigo para acolhimento a estas mulheres vítimas de violência, conseguimos a criação do CRAM que é o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher. Este ano conseguimos incluir na orçamentação do município este trabalho e podemos fazer a divulgação destes serviços para que as mulheres saibam onde procurar ajuda e não é somente para as mulheres em situação de violência, o trabalho também é de informação dos direitos das mulheres que muitas delas não sabem que tem”.

Para a palestrante da Prefeitura de Curitiba, assessora Elenice, “estima-se que para chegarmos a uma igualdade plena de igualdade de gênero ainda levaremos 300 anos, mas é com ações afirmativas e o compromisso de todos que poderemos diminuir significativamente esta desigualdade histórica”.