Ponta Grossa é a capital do Paraná até quinta-feira (24) Ato de descentralização do Governo do Estado foi assinado na manhã desta quarta-feira (23). Interiorização da Assembleia Legislativa acontece simultaneamente.

23/10/2019 13h34 | por Jaime S. Martins

Entrevista coletiva marcou o início dos trabalhos no Centro de Eventos Municipal de Ponta Grossa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Pela quarta vez neste ano, o Governo do Estado concentra as atividades no interior do estado. Desta vez, a cidade de Ponta Grossa se tornou a capital do Paraná durante a Feira Paraná. Até esta quinta-feira (24) as ações do Poder Executivo serão realizadas na cidade. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pegou carona e também realiza o processo de interiorização neste período. O ato que transfere a capital do Paraná foi assinado na manhã desta quarta-feira (23) na Prefeitura de Ponta Grossa, na presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do prefeito Marcelo Rangel, deputados estaduais, secretários de estado e vereadores da cidade.

Na sequência, uma entrevista coletiva foi realizada no pavilhão Agrotec da Feira Paraná, que acontece no Centro de Eventos Municipal de Ponta Grossa, onde também está instalada a sede do Governo do Estado e a Alep tem um espaço para que os deputados possam receber prefeitos, vereadores, lideranças e a população para ouvir as demandas da região.

O governador do estado, Ratinho Júnior, agradeceu à cidade de Ponta Grossa pela industrialização do Paraná. “Crescemos até setembro 6,5%. É um crescimento chinês. Se temos esse tipo de índice no estado é porque também temos a cidade de Ponta Grossa, que passou a ser o pulmão do desenvolvimento do Estado. Ponta Grossa vive esse bom momento”.

Ratinho Júnior também destacou a presença da Assembleia Legislativa nessa descentralização do Governo e agradeceu aos deputados, na pessoa do presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo apoio do Legislativo nas causas importantes para o Paraná. “A Assembleia tem aprovado o orçamento para que o Governo possa fazer investimentos. Se não tivesse a Assembleia, os investimentos não iriam acontecer”, falou. “Os deputados têm olhado para o povo do Paraná e a Assembleia veio (para Ponta Grossa) com seu staff para ajudar”, completou.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, destacou a independência dos Poderes e afirmou que a convivência harmônica com o Poder Executivo é fundamental para o desenvolvimento do Paraná. “A Assembleia, através, dos deputados tem dado a sua contribuição na sustentação de todos os projetos de interesse do Estado encaminhados pelo governador. Não tem faltado apoio, porque o importante é o interesse do Estado do Paraná”, disse.

Segundo Traiano, a Assembleia estar presente no interior é fundamental porque também propicia ao parlamento estadual democratizar as ações do Poder Legislativo. “Aproximar a população do Poder Legislativo através da convivência com os deputados. O elementar para a vida do parlamentar é exatamente essa, uma relação permanente com o cidadão”, complementou.

Prefeito – O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, disse que o fato da cidade se tornar a capital do Paraná é um momento muito especial para a cidade de Ponta Grossa. “Estamos passando pelo melhor momento de desenvolvimento e prosperidade, o crescimento da cidade na área de turismo. O fato de termos o Governo do Estado nesse momento tão especial, em uma feira que representa todo o estado do Paraná, é um momento que precisamos reconhecer como muito especial para Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais”, ressaltou;.

A presença da Assembleia Legislativa também foi destacada pelo prefeito, que considerou que o Poder Legislativo do estado tendo como sede a cidade de Ponta Grossa é um símbolo muito forte de prestígio da nossa cidade nesse momento especial. “Governo do Estado, Assembleia e a cidade toda vivendo esse momento institucional do nosso município é realmente algo que precisa ser comemorado com todos os pontagrossenses”, finalizou.

Coletiva – Durante a entrevista coletiva, o governador Ratinho Júnior falou dos investimentos na região, como as obras de infraestrutura com os recursos do acordo de leniência das concessionárias de pedágio, do trabalho para a reestruturação do IML e da concessão do Parque Estadual de Vila Velha, que terá o vencedor da licitação anunciado nesta quinta-feira (24), além das obras que irá inaugurar durante esses dias em que a cidade de Ponta Grossa se tornou a capital do Estado, como a inauguração do Colégio Estadual Linda Bacila e a inauguração do Parque Ecotecnológico. Na sequência, o governador realizou uma reunião com o secretariado, deputados e representantes da região, onde ouviu algumas das demandas para aumentar o desenvolvimento dos Campos Gerais

Os deputados Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Alep, Alexandre Amaro (Republicanos), Plauto Miró (DEM), Soldado Adriano José (PV), Emerson Bacil (PSL), Luiz Fernando Guerra (PSL), Boca Aberta Júnior (PROS) e a deputada Mabel Canto (PSC) participam das atividades em Ponta Grossa.