Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

PR Amigo da Pessoa Idosa: deputada Secretária Márcia (PSD) representa Alep em certificação da OPAS/OMS nos EUA

A parlamentar faz parte de comitiva do governador Ratinho Jr. em Washington, onde encontro formaliza entrada do estado na Rede Mundial.

Deputada Márcia Huçulak (PSD).
Deputada Márcia Huçulak (PSD). Créditos: Orlando Kissner/Alep

“Cuidar das pessoas idosas exige compromisso e ações eficazes, que representem o respeito que as políticas públicas devem ter com os cidadãos e cidadãs nessa fase da vida. O Paraná comprova que faz isso como nenhum outro estado no Brasil.”

A avaliação é da deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD), que nesta segunda-feira (25/08) representa a Assembleia Legislativa na reunião de alto nível realizada em Washington (EUA), sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), para certificação do Paraná como Estado Amigo da Pessoa Idosa.

A OPAS é a divisão para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Márcia faz parte da comitiva do governador Ratinho Jr. à capital norte-americana, na qual também estão a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O Paraná é o primeiro ente subnacional da América do Sul a fazer parte da Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, criada pela organização.

Na avaliação da OPAS, o Estado é “ume exemplo notável” e “líder regional” no Brasil em abordagem para pessoas idosas.

A instituição considera comunidade amiga da pessoa idosa aquela que trabalha para ampliar – por meio de políticas, serviços e estruturas – as oportunidades de participação dos idosos na vida cotidiana da sociedade, de forma que o envelhecimento transcorra de forma saudável e sem discriminações, com dignidade e autonomia.

De acordo com a organização, o Paraná vem trabalhando para ampliar as garantias de direitos para essa faixa da população. Ela destaca, por exemplo, os programas Condomínio do Idoso (projeto habitacional), Viaja +60 (promoção de lazer e turismo) e a Carteira da Pessoa Idosa (transporte intermunicipal grátis).

Essas, entre outras, ações foram implementadas a partir da criação de uma secretaria específica, liderada por Dal Ponte, que instituiu o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, voltado a fortalecer o apoio aos municípios paranaenses na organização de ações e estratégias em prol das pessoas idosas.

De lá para cá, o número de cidades paranaenses que já receberam o selo se multiplicou, passando de uma (em 2018) para as atuais 38. O Paraná representa 75% das 51 cidades brasileiras da rede.

A Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas vem sendo consolidada pela OMS desde 2007. Dela fazem parte províncias do Japão, México, Austrália e Canadá, por exemplo.

Atuação

Márcia Huçulak, por sua vez, é uma parlamentar com intensa atuação no setor, além de ter desenvolvido inúmeras iniciativas no âmbito da saúde para essa população ao longo de sua trajetória de 36 anos como gestora pública – notadamente à frente da Secretaria de Saúde de Curitiba (2017-2022). A capital faz parte da Rede Mundial desde 2023.

Seu primeiro projeto de lei aprovado na Casa, por exemplo, protege pessoas com mais de 60 anos de golpes financeiros. Como gestora, Márcia ampliou os atendimentos do programa municipal Saúde em Casa e reforçou a Rede de Atenção aos Idosos na capital, entre outras iniciativas.

Com base em sua experiência e diante de um cenário desafiador, a deputada defende ampliação e atualização nas políticas públicas, na medida em que há mudanças significativas no perfil etário da população brasileira e paranaense. O salutar aumento da longevidade impõe mudanças que assegurem envelhecimento saudável – como preconiza a OMS.

A curva de longevidade é crescente. Hoje, 11,3% da população paranaense tem 65 anos ou mais. A estimativa é de que a proporção chegue a 30% até 2050 – ou cerca de 3 milhões de pessoas.

Márcia promoveu um amplo diagnóstico das políticas públicas atuais do Paraná, além de sugestões de ações, por meio de uma Audiência Pública realizada recentemente na Alep, Longevidade e Desafios para Políticas Públicas, com diversos especialistas na área. Além disso, ela frequentemente faz palestras sobre envelhecimento saudável.

A deputada destaca que as ações devem ser intersetoriais, já que envolvem, por exemplo, desde o cuidado com as calçadas à atenção com a saúde mental, de espaços amigáveis de lazer ao transporte público, de ajustes na previdência à sobrecarga na rede de saúde, entre muitos outros.

“Felizmente, estamos vivendo mais, em grande medida pelos avanços da saúde. Agora, precisamos garantir qualidade de vida para todos esses anos de vida”, diz a deputada. “O Paraná Amigo da Pessoa Idosa é um grande passo nesse sentido”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação