((Descrição do áudio))
As aulas tem sido diferentes para os alunos do ensino médio de Curitiba. Além do reforço das técnicas básicas para uma boa narrativa, esses alunos foram despertados para a importância da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os encontros sobre redação fazem parte do Projeto Assembleia Legislativa no Enem, uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná e do Projeto Eureka que vai atender os 132 colégios estaduais de Curitiba. O material desenvolvido pelos alunos fará parte do 1º Concurso de Redação promovido pela Assembleia.
O trabalho voltado para a redação foi motivado pelos resultados nada animadores registrados no exame. Em 2014, 55% dos candidatos conseguiu menos de 500 pontos com o texto. A nota não é suficiente para os alunos disputarem uma vaga nas principais universidades do país, como explica o professor Marlus Geronasso, coordenador do Projeto Eureka.
Sonora
O projeto Assembleia Legislativa no Enem é dividido em três etapas e, em cada uma, os alunos terão que desenvolver textos atendendo os critérios do Enem e a temática proposta pelos professores. A redação para o concurso será aplicada na segunda fase, em agosto, e terá o tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”. Serão aplicadas 48 mil redações para alunos do ensino médio da rede pública de Curitiba.
Sonora
A primeira fase do projeto já está acontecendo e tem surpreendido os estudantes. Apenas 5,98% dos alunos conquistaram mais de 700 pontos no Enem, meta necessária para os principais cursos. Já a nota máxima foi um privilégio de 250 candidatos em todo o país. O professor Marlus lembra que as aulas devem servir de estímulo para os alunos.
Sonora
Para a aluna Maiara Guesso de 16 anos, o choque de realidade já surtiu resultado. Apaixonada pela escrita, a partir de hoje ela vai adotar uma nova metodologia no estudo.
Sonora
Depois da teoria, agora é a vez da prática. O primeiro tema que será trabalhado é “O desafio de se proteger em meio a um cenário de dificuldades com a saúde nas cidades brasileiras”. Os alunos receberam folhas específicas que reproduzem o modelo utilizado no Enem. A premiação do 1º Concurso de Redação acontece em setembro.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.