Precursor do Karatê Shubu-Dô é homenageado pela Assembleia Legislativa Edson Carlos de Oliveira é mestre do 12º grau da arte marcial e fundador do estilo de karatê, iniciado em 1995. Menção Honrosa foi proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos).

03/06/2022 20h07 | por Trajano Budola

Edson Carlos de Oliveira, mestre do 12º grau da arte marcial e fundador do estilo de karatê, iniciado em 1995, recebeu Menção Honrosa proposta pelo deputado Alexandre Amaro.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, na noite desta sexta-feira (3), o atleta Edson Carlos de Oliveira, Grão Mestre 12º Dan do Karatê Shubu-Dô e precursor do estilo no estado. Na ocasião aconteceu também a formatura de 35 alunos dos Cursos Profissionalizantes Artes Marciais Mestre Edson, integrantes da Associação de Artes Marciais Karatê Shubu-Dô que congrega mais de 23 mil filiados em academias no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) que explicou a motivação para conceder a honraria ao atleta, extensiva a todos os filiados da associação que fundou em 2008. “O Karatê Shubu-Dô tem um trabalho que restaura e transforma famílias que treinam juntas. Nada mais importante que este reconhecimento ao Grão Mestre Edson e seus formandos”.

“É importante trazer à nossa Casa de Leis as pessoas que estão engajadas, temos trabalhado para criar formas de o Poder Público ajudar mais nesta área”, afirmou o parlamentar, para quem o esporte é um conjunto de valores individuais e coletivos. “As pessoas que praticam esportes têm um jeito diferente de agir e pensar. Precisamos capacitar pessoas e estabelecer esta cultura”, afirmou Alexandre Amaro.

Segundo o deputado Guto Silva (PP), que prestigiou o evento, o esporte mostra seu valor em momentos difíceis, como o da pandemia da Covid-19. “Sou filho de professores de Educação Física. E a arte marcial, além de disciplinar e criar coragem nos alunos, tem um aspecto pedagógico e de cidadania que forma gente com valores”, frisou.

Para o Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira, fundador do estilo de luta, o principal na modalidade é a inclusão que, além da defesa pessoal, promove socialização e qualidade de vida. “Hoje temos mais de 23 mil filiados, emitimos nos nossos 40 anos de atividade mais de 30 mil certificados de graduação, das faixas branca até a marrom, e mais de quatro mil certificados de faixas pretas”, explicou.

“Também criamos uma associação para amparar as nossas academias, além de uma franquia. Hoje são 52 profissionais que vivem do Karatê Shubu-Dô”, listou o grão mestre. “É uma filosofia de vida e tentamos com ela passar uma formação. Não estou preocupado se nossos atletas serão campeões com medalhas ou cinturões. Queremos que sejam campeões da vida, bons pais, filhos e maridos. Se for uma boa pessoa, o trabalho foi fantástico”, frisou Edson Carlos Oliveira.

Fizeram parte da mesa de honra ainda: o tenente coronel Dalton Perovano, subdiretor de finanças da Polícia Militar do Paraná; Antônio Carlos Dourado, coordenador da Escola do Esporte da Paraná Esporte; Guilherme Stival, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná; Everton Luís Krieger, presidente da Liga de Judô Paranaense; e Eliandra Aparecida de Oliveira, secretária executiva dos Cursos Profissionalizantes Artes Marciais Mestre Edson.

História - O Grão Mestre Edson Carlos de Oliveira é profissional da Educação Física e precursor do estilo Karatê Shubu-Dô no Paraná. Ele iniciou os treinamentos do karatê em Curitiba no ano de 1980. Ele e seu pai, João Pedro de Oliveira, fundaram a Associação de Artes Marciais Kata Shubu-Dô-Ryu para organizar este estilo e ajudar a tirar dos praticantes de artes marciais o estigma de violentos.

A luta deles rendeu um estatuto estadual com regulamentos para as competições e um programa técnico e didático da faixa branca até a faixa preta. Ficou estabelecido que os alunos graduados na faixa preta que tivessem interesse em ministrar aulas seriam obrigados a passar por um curso de capacitação específico.

No ano de 1995, o Grão Mestre Edson, que detinha a mais alta graduação do Karatê Shubu-Dô-Ryu no Paraná, se desligou do estilo. Com um programa próprio, em 2008 foi aprovado o estatuto da Associação de Artes Marciais Karatê Shubu-Dô.

Hoje, de todo atleta que queira ser professor de karatê no estilo, ou abrir academias afiliadas, é exigida autorização expressa e anual outorgada pelo Grão Mestre Edson, além de registro profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF).