O ano de 2017 foi de reconhecimento para a Assembleia Legislativa do Paraná. As práticas inovadoras implantadas pela Mesa Executiva foram destaque nacional em premiações importantes de diferentes instituições. Os projetos têm como foco envolver cada vez mais o cidadão na política e também no processo Legislativo.
Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), as iniciativas proporcionaram aos parlamentares um contato mais próximo, principalmente com os jovens, e a oportunidade de mostrar que a política é feita a partir da união de todos.
Sonora
A premiação mais recente foi o “Prêmio Boas Práticas Eleitorais edição 2017 – Biometria”, concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A TV Assembleia foi a vencedora na categoria “Biometria e a Imprensa” pelo material produzido para conscientizar os eleitores sobre a importância do recadastramento biométrico.
Já o “Parlamento Universitário” foi o grande campeão do “III Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas” na categoria “Comunidade”. O projeto proporciona aos universitários a simulação da atividade legislativa, desde a posse como parlamentar universitário até a votação de projetos de lei.
A iniciativa foi elogiada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que compartilhou sua experiência na vida pública com os participantes do Parlamento Universitário 2017.
Sonora
Outro destaque de 2017 é o aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação e pela equipe de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa. A ferramenta que possibilita a consulta fácil a mais de 200 leis estaduais de interesse direito do consumidor recebeu “Menção Honrosa” no “Prêmio e-GOV” promovido pelo Ministério do Planejamento e pela Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação. O projeto que disputou com 88 concorrentes era o único desenvolvido por um legislativo estadual.
Já o Conselho Nacional do Ministério Público premiou o “Geração Atitude”, uma parceria da Assembleia Legislativa, Ministério Público do Paraná, Governo do Estado e Tribunal de Justiça. O programa de formação cidadã de estudantes do ensino médio foi o segundo colocado na categoria “Redução da Corrupção”.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.